Brasileiro na ponta da Star Sailors League Finals nas Bahamas

Bruno Prada e o polonês Kusznierewicz assumiram a liderança da fase de classificação após oito regatas em Nassau; nesta sexta (06) serão definidos os dez finalistas

Brasil em Nassau (Gilles Morelle / SSL)

São Paulo (SP) – Com a redução na intensidade do vento e as variações na direção, as 23 duplas de 22 países da Star Sailors League Finals tiveram dificuldades para manter a regularidade nas três regatas do terceiro dia de competição. Os atuais campeões mundiais de Star, Bruno Prada e o polonês Mateusz Kusznierewicz chegaram em quarto, segundo e décimo lugares nesta quinta-feira (05) para assumir a liderança com 33 pontos perdidos.

Os líderes abriram dez pontos de vantagem sobre os vice-líderes Percy (GBR) e Ekstrom (SUE). Negri (ITA) e Kleen (ALE) que lideravam, caíram para a terceira colocação. A sexta-feira será um dia decisivo. As três últimas regatas da fase preliminar vão definir os dez finalistas que no sábado decidem o título correndo na sequência, quartas de final, semifinal e final.

“Foi mais um dia intenso, com três regatas, e é muito bom ver novos velejadores andando na frente. Tivemos um dia regular porque a cada regata estamos mais bem entrosados. Amanhã (sexta) vamos fazer o possível para defender a posição nas três regatas que levarão dez duplas para as finais, no sábado”, considerou Prada, referindo-se ao regulamento da SSL Finals. O segundo colocado irá direto à semifinal, livrando-se das quartas, enquanto o primeiro irá diretamente para a regata decisiva.

Mateusz e Bruno: líderes (Gilles Morelle / SSL)

Nas constantes oscilações entre os barcos, Pedro Troche e Hamish Pepper (NZL) conheceram os dois extremos da flotilha, com dois vigésimos e um primeiro lugar. “Foi um dia ruim para nós. Velejamos mal na primeira e segunda regatas, principalmente na primeira. Tomamos decisões equivocadas e não conseguimos acertar os bordos. Na segunda estávamos entre os dez quando tomamos uma penalidade que até agora não entendi porque”, resignou-se Trouche.

Na terceira regata, a dupla foi para o ataque apostando na previsão do vento. “Deu uma torcida de direção conforme estava previsto. Defendemos o lado direito da raia e controlamos a prova para cruzar a linha em primeiro, o que nos motiva a brigar pelo top ten nesta sexta-feira. Queremos muito entrar nas regatas finais no último dia”, afirmou Trouche. A dupla caiu do sétimo para o 11º lugar.

A briga pelas finais está acirrada na água e equilibrada na pontuação. Apenas dois pontos separam Pepper e Trouche da dupla brasileira Henrique Haddad e Henry Boening, que saltou para a décima posição após um segundo e dois sétimos lugares. O quinto brasileiro em Nassau, Samuel Gonçalves, ocupa a 15ª colocação ao lado do português Bernardo Freitas.

“Foi um baita dia. Mesmo com o vento difícil e muito rondado, mantivemos boas escolhas. Estivemos sempre no lado certo da raia, o que nos permitiu ingressar no grupo dos dez primeiros. As classificações estão variando muito e teremos de estar concentrados amanhã (sexta) porque será o dia do corte. Iremos com tudo”, definiu Boening, o Maguila.

Percy e Ekstrom: em segundo lugar (Gilles Morelle / SSL)

Show da vela ao vivo – Nos quatro primeiros dias as 23 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, com apenas um descarte. As dez primeiras colocadas permanecem no campeonato para disputar três provas no dia decisivo: quartas de final, semifinal e final. O líder da fase de classificação vai direto à final. O segundo colocado passa para a semifinal. A cada regata da fase decisiva três barcos são eliminados, o que garante a adrenalina na água e para quem está assistindo ao vivo.

As regatas são transmitidas ao vivo na Internet com os comentários de especialistas e convidados especiais no estúdio. Na água, a mais recente tecnologia em câmera HD, assim como o Virtual Eye 3D Graphics, proporcionam uma visualização emocionante, em detalhes, intercalando-se imagens ao vivo com a telemetria animada dos barcos, direto das águas cristalinas da Baía de Montagu.

Quem quiser “velejar” sem sair da poltrona, poderá jogar o Virtual Regatta, vídeo game com a simulação de todas as situações de uma regata. Acesse nosso no site oficial, Facebook, Instagram e Twitter para conferir as informações da SSL Finals 2019 e de outras competições da Star Sailors League. A premiação total e de 200 mil dólares.

finals.starsailors.com

starsailors.com

Vitória de Pepper e Trouche (Gilles Morelle / SSL)

SSL Finals 2019 após oito regatas (um descarte)

1– Kusznierewicz (POL)/Prada (BRA): 3+(12)+3+9+2+4+2+10 = 33 pp

2 – Percy (GBR) / Ekstrom (SUE): 12+2+(18)+1+8+5+13+2 = 43 pp

3 – Negri (ITA) / Kleen (ALE): 1+6+1+2+4+(UFD)+21+11 = 46 pp

4 – Melleby (NOR) / Revkin (EUA): 2+4+6+8+(15)+9+9+8 = 46 pp

5 – Rohart / Ponsot (FRA): (19)+7+2+17+6+10+6+3 = 51 pp

6 – Muhonen (FIN) / Kushnir (UCR): 4+9+11+5+5+7+11+(13) = 52 pp

7 – Chiavarini (GBR)/Weise(ALE): 5+10+(DNF)+(DNF)+3+3+3+6 = 54 pp

8 – Paul Cayard / Phil Trinter (EUA): 6+8+4+14+1+8+(17)+14 = 55 pp

9 – Mirsky (AUS) / O’Leary (IRL): 10+(18)+12+11+13+6+1+4 = 57 pp

10 – Hadad / Boening (BRA): 15+14+8+10+(16)+2+7+7 = 63 pp

11– Pepper (NZL) / Trouche (BRA): 13+1+(DNF)+3+7+20+20+1 = 65 pp

15 – Freitas (POR) / Gonçalves (BRA) = 82 pp

Equipes da SSL Finals 2019

  Timoneiro   Proeiro  
1 Paul Cayard USA Phil Trinter USA
2 Iain Percy GBR Anders Ekström SWE
3 Freddy Lööf SWE Brian Fatih USA
4 Mateusz Kusznierewicz POL Bruno Prada BRA
5 Tonci Stipanovic CRO Tudor Bilic CRO
6 Henrique Haddad BRA Henry Boening BRA
7 Taylor Canfield USA Arnis Baltins USA
8 Ian Williams GBR Steve Mitchell GBR
9 Jeemin Ha KOR Mark Strube USA
10 Lorenzo Chiavarini GBR Kilian Weise GER
11 Mark Holowesko BAH Christoph Burger SUI
12 Oskari Muhonen FIN Vitalii Kushnir UKR
13 Eric Doyle USA Payson Infelise USA
14 Torvar Mirsky AUS Robert O’Leary IRL
15 Xavier Rohart FRA Pierre-Alexis Ponsot FRA
16 Ricardo Fabini URU Federico Calegari ARG
17 Chuny Bermudez ESP Miguel Fernandez Vasco ESP
18 Bernardo Freitas POR Samuel Gonçalves BRA
19 Flavio Favini ITA Sergio Lambertenghi ITA
20 Hamish Pepper NZL Pedro Trouche BRA
21 Diego Negri ITA Frithjof Kleen GER
22 Eivind Melleby NOR Josh Revkin USA
23 George Szabo USA Edoardo Natucci ITA

Os campeões da SSL Finals

2013 – Robert Scheidt e Bruno Prada (BRA)

2014 – Mark Mendelblat e Brian Fatih (EUA)

2015 – George Szabo (EUA) e Eduardo Natucci (ITA)

2016 – Mark Mendelblat e Brian Fatih (EUA)

2017 – Paul Goodison (GBR) e Frthjof Kleen (ALE)

2018 – Jorge Zarif e Pedro Trouche (BRA)

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo