Grupo Arruda se apresenta no Centro Cultural Lagos de Cabo Frio

No próximo dia 30 de novembro, o Grupo Arruda se apresenta na tradicional Feijoada do Centro Cultural Lagos, em Cabo Frio, a partir das 13h. O ingresso custa R$ 25.

Idealizado por amigos músicos de Vila Isabel, nasceu em 2005, de uma roda de samba que era realizada em frente aos ensaios da Mangueira, conhecida como “Pagode da Arruda”, que reunia todos os sábados centenas de amantes do gênero. Seu início foi um movimento amador, idealizado para cantar e tocar os grandes mestres da música popular e sambas antigos da Estação Primeira, no qual seus integrantes levavam galhos de arruda para as rodas, a fim de energizar o local. De lá para as melhores casas de shows e rodas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, o Arruda se profissionalizou e completa, em 2019, 14 anos, fielmente dedicados ao mais brasileiro dos ritmos.

Grupo Arrua – Foto: Léo Queiroz

Quanto à identidade musical, pode-se dizer que o Arruda é um representante do autêntico samba. Suas influências, são, claro, Fundo de Quintal, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, etc. Mas admira o samba de roda da Bahia, explora bem a bahianidade de Caetano, Gerônimo e Roque Ferreira. Utiliza cavaco com afinação de bandolin. Possui dois cantores, um homem (Nego Josy) e uma mulher (Maria Menezes), com timbres marcantes e ao mesmo tempo bem diferentes. O grupo adora o lado místico e religioso dos AfroSambas, e tenta incutir em sua identidade uma mistura do que há de melhor em nossa música popular.

O Arruda é formado por oito integrantes. Sua batucada, uma das mais elogiadas do cenário do samba carioca, é composta por Gustavo Palmito (repique de mão e percussão geral), Fabão Araujo (surdo), Marcelinho (tan tan), Anderson Popó (percussão geral), Nego Josy (voz e pandeiro); somada à harmonia impecável de Vitor Budoia (violão) e Armandinho do Cavaco (cavaquinho), e à voz marcante de Maria Menezes, para muitos considerada a melhor cantora da nova geração do samba, vencedora da Mostra de Novos Talentos Carioca da Gema 2010, e indicada ao 29o Prêmio da Música Brasileira no Teatro Municipal com o Projeto EPreta. Este é o Grupo Arruda!

Saiba mais sobre o Arruda

Spotify

https://open.spotify.com/artist/5jsfeEf5qXQ8hxTEi6srmg

Youtube

https://www.youtube.com/channel/UC8iY8EK1YTjwkGgR4IzbZ7Q

Serviço

Grupo Arruda no Centro Cultural Lagos

Data: 30/11

Ingresso: R$ 25 (sem a feijoada)

Horário: a partir das 13h

Local: Centro Cultural Lagos

Rua: Tocantins S/N – Jardim Excelsior

Informações: 22 2643-1080/ 22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo