Não aguenta bagunça? Confira dicas e truques de organização

Ambientes organizados melhoram sua qualidade de vida, além de facilitar seu dia a dia

“O nosso quarto é reflexo da nossa mente”. Pensando nisso, como está o seu quarto hoje? Organizado, com tudo no lugar ou uma verdadeira zona? O ambiente em que vivemos tem muito a ver com a forma como estamos nos sentindo.

Se não estamos em harmonia com nós mesmos, fica difícil deixar harmônico o ambiente em que vivemos. E é aí que entra a organização. Hoje em dia, além das agendas, existem planner e organizadores que podem ajudar, e muito, na administração dos compromissos e tarefas diárias.

Esses são alguns instrumentos para facilitar nossas vidas. Mas, é preciso ter uma noção clara de limpeza e organização dos espaços físicos da casa. Dessa forma, você proporciona a si mesmo a satisfação de um ambiente harmônico e mais tranquilo.

Foto: Divulgação

Organização por cômodos

Se você tem o costume de sair espalhando coisas por toda a casa, provavelmente é o tipo de pessoa que também sempre tem dificuldade de achar os objetos quando precisa, não é mesmo?

Isso porque não deixar as coisas em um mesmo lugar impedem, de fato, que você se lembre onde as colocou. Por isso, é super importante estabelecer o lugar de cada objeto.

Por exemplo, sua bolsa ou mochila deve estar sempre pendurada na cadeira da escrivaninha ou em um cabide para facilitar na hora de sair para o trabalho ou faculdade. Os livros devem ficar sempre em uma mesma prateleira ou móvel para que você possa achá-los quando quiser ler. E assim por diante.

Tenha em mente que cada cômodo da sua casa tem uma função. Por isso, nada de entulhar seu quarto com objetos que podem ficar na sala nem deixar tudo espalhado pelos quatro cantos da casa.

Seu quarto, seu espaço

Grande ou pequeno, seu quarto é um ambiente que precisa ser organizado sempre. Ainda mais, se, além de um ambiente de descanso, ele for seu lugar de estudo.

Isso porque a bagunça pode servir como distração. Já aconteceu de você parar o estudo para começar a limpar o quarto? Pois é. Você está perdendo tempo de aprendizado com algo que não é seu objetivo naquele momento.

Organize seu armário

Tem quem, ao trocar de roupa, saia jogando as peças pelo chão, e quem, ao trazer as roupas lavadas da máquina, deixe uma pilha de peças para passar em cima da cadeira por uma semana.

A palavra de ordem é: nada de deixar roupas espalhadas pelo quarto! Ao fazer isso, a chance de desorganização do ambiente é muito maior. Quando for trocar de roupa, dobre e guarde no armário ou cômoda aquilo que ainda pode ser usado e coloque no cesto de roupa suja aquilo que não está mais limpo.

As roupas lavadas devem ser separadas entre aquelas que precisam ou não precisam ser passadas. As primeiras podem ser prontamente guardadas. As outras podem ficar separadas, de preferência em algum cantinho que não as deixe tomando poeira até serem passadas.

Sistematize sua escrivaninha

Nem todo mundo tem um escritório próprio para estudar e/ou trabalhar em casa. A maioria acaba tendo uma escrivaninha no próprio quarto. O que não é problema algum, caso você saiba administrar o que deixar e o que não deixar em cima dela.

A escrivaninha deve ser, preferencialmente, um móvel com poucos objetos e livre de distrações. Por isso mesmo, ela deve ter espaço para seu computador ou notebook, uma luminária, caso você tenha uma, e outros poucos objetos como um porta-caneta e uma garrafa d’água.

Deixe enfeites para outros móveis, já que a escrivaninha deve ser um espaço de maior concentração.

O dia a dia também deve ser revisto

Uma ótima forma de organização é por meio da boa e velha agenda. Ela é um excelente instrumento de organização para saber quais são as tarefas, lembretes e compromisso de cada dia.

O planner, por sua vez, aparece como um ótimo concorrente. Ele possibilita um planejamento um pouco mais vasto, observando a importância das tarefas, dias, meses e até anos. Tudo de acordo com a forma de organização que for mais adequada às suas necessidades.

Mas tanto o planner como a agenda têm o mesmo benefício: ajudar você a se organizar no cotidiano. Além das versões impressas, existem também vários aplicativos que ajudam, e muito, nessa tarefa de se organizar.

É importante que você escolha o que mais se adapta a seu estilo e que mantenha uma rotina para deixar todos os compromissos e tarefas sempre atualizados. Dessa forma, você consegue ver seu próprio progresso, tanto na realização de tarefas quanto na organização delas.

Com tudo isso e com uma rotina de organização em dia, com certeza, além de um ambiente mais harmônico, você terá mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo