Como adaptar os processos administrativos e financeiros de uma empresa aos desafios do dia a dia

Gerir uma empresa não é tarefa fácil. É preciso ter foco, paciência e estudar distintos processos administrativos, que perpassam pela área da economia até a gestão de pessoas.

Com isso, conhecer mais sobre o gerenciamento e controle do faturamento torna-se indispensável. O lado bom é que novas tecnologias agrega diversas vantagens, com seus distintos softwares especializados.

Mas, como aplicar essas inovações no dia a dia de uma empresa? Quais são os desafios? Quais são os melhores softwares? Estamos aqui para sanar todas essas dúvidas. Continue a leitura!

Foto: Divulgação

Quais são os maiores desafios de gerenciamento e controle do faturamento?

Antes de partimos para os melhores softwares de gestão, que tal aprender um pouco mais sobre os desafios que envolvem o controle do faturamento?

Como é de amplo conhecimento, abrir um negócio ou se tornar um empreendedor requer esforço e paciência. Afinal, até o empreendimento tomar uma forma requerida, é necessário aplicar distintos conhecimentos e, principalmente, investir dinheiro.

E é nesse quesito que alguns empreendimentos se perdem. Alguns erros clássicos ocorrem nesse momento, como: não organizar um fluxo de caixa, acumular altas dívidas, misturar finanças pessoais com as profissionais, não conhecer as necessidades do público-alvo, entre outros.

Separamos, então, algumas dicas chaves para enfrentar esses desafios:

  • Planeje todas as contas que devem ser pagas e quais são os respectivos prazos finais;
  • Separe todas as contas levando em conta os fornecedores, qual o método de pagamento, títulos já pagos e atrasos;
  • Programe por meio de um software todos os pagamentos, evitando atrasos;
  • Caso acumule dívidas, pense em uma maneira de negociar da melhor maneira com o credor; e
  • Estabeleça uma prioridade de pagamento, resolvendo as maiores contas primeiro.

Quais são os melhores softwares de gestão de finanças?

Confira abaixo uma lista com os melhores softwares de gestão financeira:

  1. Trello

O primeiro software dessa lista não ajudará, necessariamente, no controle das finanças, mas sim em uma organização interna da empresa.

O programa permite que ações sejam criadas, atividades sejam programadas e classificadas, de acordo com a necessidade ou urgência. Isso ajuda muito na organização de tarefas diárias. O bom é que o Trello é gratuito e pode ser baixado em dispositivos móveis.

  1. Conta Azul

O Conta Azul é um software nacional bem conhecido no mundo dos negócios. Ele oferece um total controle financeiro de uma empresa, auxiliando também no gerenciamento de estoque, emissão de boletos e notas fiscais.

Além de poder baixar o software em computadores pessoais, é possível encontrá-lo também em versões para o mobile, sendo grátis para o sistema iOs.

  1. QuickBooks ZeroPaper

Com esse software é possível fazer controle de caixa, relatórios, controle de horário, emitir uma lista de contatos, entre outras funções que substituem as antigas planilhas no excel de difícil preenchimento. O mais legal é que sua utilização é gratuita.

Além da versão para computador, o programa também pode ser encontrado na Google Play ou na App Store.

  1. Nibo

O software Nibo permite uma comunicação maior entre a empresa e a contabilidade, que pode ser externa. Isso ocorre por meio de um sistema que permite troca de informações a qualquer momento.

Assim como o exemplo citado acima, também é possível emitir nota fiscal, fazer fluxo de caixa e relatórios. Há um app gratuito disponível para usuários do sistema iOs.

  1. Bkper

Esse software é recomendado para pequenas empresas. Ele usa da tecnologia da Google para criar uma plataforma capaz de criar planilhas, contas e livros para a sua empresa. Tudo isso por meio da contabilidade básica.

Para quem quer baixá-lo em aplicativos móveis, o aplicativo está disponível para iOs e Android.

  1. Hábil Empresarial

O Hábil Empresarial usa de uma organização estrutural para administrar toda a parte financeira de uma empresa. Dentre todas as suas vantagens, podemos destacar uma base de clientes criada para facilitar a comunicação, fluxo de caixa, cadastro de produtos, lembretes para pagar contas, etc.

Existem duas versões do software, gratuita e paga, encontrado apenas para uso desktop.

Conclusão

Esse artigo serve para ajudar quem quer empreender de maneira assertiva, realizando um gerenciamento e controle do faturamento capaz de administrar todas as contas acumuladas.

No entanto, apenas o uso de softwares especializados não é o suficiente para gerir todo um negócio. São necessários estudos aprofundados que impactarão, de fato, nos objetivos pretendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo