Unimed CG alerta para importância da imunização

Comemorado em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação foi criado pelo Ministério da Saúde para alertar a população sobre a importância da imunização.

As vacinas têm papel fundamental na blindagem do organismo de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos contra agentes infecciosos e bacterianos, causadores de muitas doenças.

Foto: Divulgação

Importante ressaltar que a vacinação não protege somente quem recebe a dose da vacina, mas ajuda a sociedade como um todo, já que quanto mais pessoas de uma mesma comunidade ficam protegidas, menor é a chance de contaminação.

Apesar da grande relevância das vacinas, muitas pessoas têm deixado de se imunizar por falta de informação, por preconceito ou por acreditarem em fake news (notícias falsas), compartilhadas em grande escala, principalmente nas redes sociais, e isso pode trazer de volta doenças já erradicas no Brasil.

No Brasil existe o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que, em 40 anos de existência, se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo, atuando na ampliação da prevenção, no combate ao controle e erradicação de doenças, além de disponibilizar diversas vacinas gratuitamente à população.

Segundo dados do PNI, nos últimos dois anos, a meta do País de ter 95% da população vacinada não foi alcançada. A cobertura vacinal contra poliomielite, por exemplo, era de 96,5% em 2012. Já em 2018, caiu quase 10%. Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas destinadas a crianças menores de dois anos vêm registrando quedas desde 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo