Programa do governo federal Município + Cidadão é lançado em Maceió (AL)

Foto: Divulgação

O programa Município + Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, foi lançado, nesta quinta-feira, no município de Maceió, em Alagoas. O programa incentiva a implementação de ações integradas nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte. Entre as ações incentivadas, estão jogos, festivais, shows, cursos profissionalizantes, atividades para idosos, promoção do desenvolvimento infantil, fomento da agricultura familiar e prevenção ao uso de drogas. O ministro da cidadania, Osmar Terra, prestigiou o lançamento. Segundo ele, o programa representa um esforço conjunto de todas as áreas de atuação da pasta.

Para o representante do governo federal, a medida ainda significa mais parceria com estados e municípios, com foco na ampliação de direitos.

No lançamento do programa, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, falou sobre a importância do apoio às políticas públicas municipais, que serão trazidas pelo Município + Cidadão.

Para participar do programa, o município precisa aderir ao Plano Progredir e ao Criança Feliz – caso seja elegível. A prefeitura também deve fazer compras institucionais da agricultura familiar e firmar compromisso para a realização de um diagnóstico da situação de dependentes químicos em tratamento na cidade. O prazo de adesão encerra no dia 19 de janeiro de 2020.

A participação no Município + Cidadão ainda prevê premiações: os municípios serão divididos em cinco categorias, de acordo com o número de habitantes, e três prefeituras de cada grupo que mais pontuarem no cumprimento de oito metas do programa serão premiadas.

Também participaram da cerimônia de lançamento o secretário especial do Desenvolvimento social, Lelo Coimbra, o secretário especial da Cultura, Ricardo Braga, o secretário especial adjunto do Esporte, Marcus Aurélio Araújo, e a secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neris.

Informações detalhadas sobre o programa podem ser encontradas no site www.cidadania.gov.br/municipiomaiscidadao. Um e-mail com dúvidas a serem esclarecidas também pode ser enviado para: municipiomaiscidadao@cidadania.gov.br.

Ouça aqui (3’46”)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo