Flúor traz mais malefícios que benefício; colesterol é amigo do coração, sim. Médico lança livro com as 10 mentiras contadas nos consultórios e que podem levar as pessoas à morte

Na obra "10 mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo", o autor faz um alerta sobre o perigo que alguns produtos utilizados pela população, com o aval da medicina e da indústria, trazem à saúde. Quais os reais interesses por trás disso?

Capa do Livro ’10 Mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo’ – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – “Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade”. Foi com essa afirmação que o ministro de Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, resumiu o resultado – ao longo do tempo – da divulgação de notícias ilegítimas. E esse é o ponto de partida do livro “10 mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo”: os mitos divulgados por anos e anos pela medicina, impulsionados pelos interesses da indústria, especialmente a alimentícia, farmacêutica e de mineração, levaram milhares de pacientes a acreditarem em notícias que, além de serem mentirosas, podem matar.

O livro, de autoria do médico e professor da Universidade Estadual do Maranhão e pós-graduado em Dermatologia e Medicina do Trabalho, Magno Magalhães, faz um alerta sobre alimentos e produtos que são consumidos e utilizados pelas pessoas – com aval e respaldo médico. “O objetivo é estimular a reflexão de todos sobre os hábitos em relação ao consumo dessas substâncias e como mudanças simples no dia a dia podem trazer benefícios importantes à saúde”, explica.

Ao longo da obra, dividida em dez capítulos e 114 páginas, o autor disserta sobre diversas mentiras compartilhadas pelo meio médico e levanta algumas questões consideradas polêmicas. Magno questiona a verdadeira função de alimentos como soja, leite e margarina, que são vistos pelas pessoas como inofensivos à saúde e que fazem parte do cardápio brasileiro. Explicando a composição de cada um e como agem no organismo, Magno Magalhães traz revelações que podem transformar a imagem dessas substâncias, impactando no questionamento de seu consumo, já que todos possuem matérias capazes de causar o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer no corpo.

O médico, inclusive, mexe no café da manhã típico do brasileiro, formado basicamente, por pão, margarina e leite. “Eu costumo dizer que a margarina, que está mais para uma versão pastosa de plástico do que para um alimento. Já o leite é o reflexo da mentira que ouvimos durante anos: ele não fortalece os ossos, tampouco evita osteoporose. Por fim, o glúten do pão nada mais é que uma proteína que mata em silêncio”, polemiza o autor.

Agora, para aqueles que acreditam que o flúor é o grande salvador da pátria, más notícias. O mineral é abordado pelo autor como um grande risco à saúde, mas que a indústria farmacêutica esconde essa informação para que ele possa ser usado na composição de medicamentos, principalmente em antidepressivos.

O colesterol também ganha espaço na obra. Segundo o médico Magno Magalhães, a substância é essencial ao organismo, porém, é tratada com injustiça pelos profissionais da saúde. Em contrapartida, a homocisteína, um aminoácido, é apresentada como um inimigo silencioso, já que o baixo consumo de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 sobem os níveis dessa substância, provocando infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

A obra, que tem como objetivo disseminar conhecimento e levantar discussões diante das informações apresentadas, também tem o intuito de alertar os profissionais da saúde e os que iniciarão seus estudos para que tenham cuidado com as pesquisas estudadas, analisando minuciosamente sua veracidade.

Por fim, o título traz um alerta importante sobre o poder das indústrias farmacêutica e alimentícia pelas substâncias descritas ao longo dos capítulos que fazem mal para a saúde, mas que são usadas na composição de alimentos e medicamentos.

FICHA TÉCNICA:

Título: 10 mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo

Autor: Magno Magalhães

Editora: Pensar

Edição:

Ano: 2019

Idioma: português

Páginas: 114

Preço: R$ 39,90 (Livraria Cultura)

Capa do Livro ’10 Mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo’ – Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo