A beleza de ser professor

Transformar sonhos em realidades, ser “ponte” onde esses sonhos caminham no cotidiano de grandes desafios e conquistas. Quando buscamos o significado de “professor” encontramos conceitos como: aquele que ensina, ministra aulas; mestre. Ou ainda, aquele que professa uma crença, uma religião. Penso que um pouco de tudo isso, e muito mais!

Todos os dias o professor tem a possibilidade de aprender e ensinar algo, de deparar-se com encontros que ficarão marcados eternamente na mente e coração de alunos e dele próprio.

Acabamos por viver muitas experiências dentro de um ambiente escolar, “somos” um pouco de tudo: pai, mãe, médico, psicólogo. Não é por exercer a função, mas porque em alguns momentos eles nos buscam assim. Choramos e sorrimos juntos, conseguimos identificar uma expressão diferente, um olhar mais profundo, um comportamento fora do habitual. Enfim, vamos nos encontrando, nos descobrindo, entrando dia a dia na vida de cada aluno e também junto à sua família, crescendo com eles.

Uma bela e exigente missão, pois essa é a realidade de um professor que em meio a tantos desafios na sociedade atual, tem buscado despertar em cada aluno a possibilidade de ser um bom profissional, bom cidadão, que respeita o outro, e é mais “gente”.

Muitos desafios, diversas situações, um misto de sentimentos… É ser com o outro, que está em constante transformação, por isso tal realidade exige uma grande responsabilidade e comprometimento.

Certa vez escutei de uma criança: Quando crescer quero ser professora! Rapidamente perguntei: Por quê? E ela respondeu: Para ter um coração grande e cheio de amor, pois os professores têm muitos alunos e amam a todos! Segundo essa aluna, por trás de um professor existe um ser humano com um coração grande, cheio de amor!

Pois bem, associado a esse “coração grande e cheio de amor” temos um profissional que tem a oportunidade de mudar vidas e transformar realidades! Inclusive começando pela sua própria vida.

Agradeço a todos que passaram por meu caminho e vida escolar, incentivando-me e me fazendo caminhar os mesmos caminhos desse magistério na educação!

Ouvi de um palestrante, que compartilhava o que leu em um cartaz em uma livraria, que homenageava os professores: Quem compartilha o que sabe, muda a história de quem aprende! Para mim, isso define bem o cotidiano de um professor.

Que nesse dia dos professores, possamos ser agradecidos a esses profissionais tão importantes, que dividindo o que sabem foram mudando aos poucos a nossa vida!

* Shirleya: Nunes de Santana é missionária da Comunidade Canção Nova e gerente do Pólo de Educação (Diretora Geral do Instituto Canção Nova). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo