Você nunca precisará calibrar esse pneu da Continental

O ar comprimido é gerado por bombas dentro do próprio pneu

O pneu do futuro da Continental (Foto: Divulgação)

O pneu do futuro da Continental (Foto: Divulgação)

A indústria automotiva não está poupando esforços enquanto se prepara para o futuro. E desta vez não estamos falando de carros. A alemã Continental está investindo em pneus – seu principal produto – tecnológicos e, porque não, independentes. Afinal de contas, eles se calibram sozinhos.

Parte principal do conceito chamado pela empresa de Cont C.A.R.E. (conectado, autônomo, confiável e eletrificado, na sigla em inglês), está o sistema “PressureProof”: basicamente, uma bomba centrífuga que usa a força gerada pelo movimento das rodas para produzir ar comprimido. Esse produto é colocado, então, dentro do pneu, para manter a pressão constante enquanto ele roda. O ar excedente, por sua vez, fica armazenado em um tanque integrado ao sistema.

Será o fim da necessidade de calibrar os pneus? A Continental não vai tão longe, mas afirma que o sistema se alinha com as necessidades de um futuro em que os carros serão elétricos e autônomos.

Como não poderia deixar de ser, o sistema tem sensores que se conectam, sim, você adivinhou, a um aplicativo. Eles passam para o App informações como a profundidade do piso, possíveis danos, temperatura e pressão dos pneus.

A ideia da Continental é de que essa função pode ser útil em um futuro em que uma frota de táxi seja completamente autônoma – os dados sobre a saúde dos pneus de cada carro ficariam, então, de fácil acesso para o gerente da frota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo