Incêndio em parque nacional de Minas Gerais é controlado

O incêndio florestal que consumiu cerca de oito mil hectares do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Itabira, Região Central de Minas Gerais, foi enfim controlado no fim da manhã deste sábado (12). A área possui ao todo 33.800 mil hectares de mata nativa que precisam ser preservados.

As equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários permanecerão de prontidão na reserva para evitar que as chamas voltem a devastar a vegetação. O parque permanece fechado para visitação e ainda não há data confirmada para sua reabertura.

Foto: Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação

Especialistas acreditam que o incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó causou um enorme prejuízo para a fauna e flora, principalmente porque as chamas se concentraram em ambientes mais altos, onde se concentram as espécies mais raras.

Além deste incêndio, outros dois focos ocorreram no Setor de Altamira e no Setor Principal, mas os mesmos foram controlados e debelados.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais criou uma nova brigada com 16 militares para ajudar no combate às chamas. A equipe saiu de Belo Horizonte, capital do Estado, e se juntou a outra equipe que já estava no local.

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui hoje espécies da flora e da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo