Sicredi no MS tem duas cooperativas entre as melhores em gestão no país

Sicredi Campo Grande e Sicredi Pantanal MS estão entre as 56 melhores cooperativas reconhecidas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

O Sistema OCB reconheceu as 56 melhores cooperativas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira (8), em Brasília, e contou com presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país, além de autoridades e parlamentares, dentre eles a Superintendente do Sistema OCB/MS, Dalva Caramalac e da equipe do Monitoramento do Mato Grosso do Sul.

Para o presidente do Sistema OCB, a busca incessante pela excelência está no DNA cooperativista e, por isso, é natural que esse seja o caminho trilhado para fazer do movimento um modelo de negócios cada vez mais forte e competitivo, não só no Brasil, mas no mundo.

Foto: Divulgação

“A melhoria das práticas de governança gera autoconfiança e possibilita ocupar melhores espaços no mercado dentro e fora do país. Além disso, é fundamental destacar que as cooperativas trabalham para melhorar a vida de seus cooperados. É para isso que elas existem! Então, nada melhor do que reconhecer todo o empenho delas em ser melhores, dia após dia”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Mato Grosso do Sul tem duas cooperativas: Sicredi Campo Grande MS na categoria Compromisso com a Excelência – Bronze e a Sicredi Pantanal na categoria Primeiros Passos – Bronze.

A Sicredi Campo Grande foi reconhecida na categoria “Compromisso com a Excelência” e é o segundo estágio para as cooperativas que estão evoluindo o seu sistema de gestão e começam a perceber melhorias em seus resultados. O nível “Compromisso com a Excelência” exige comprovações mais robustas sobre o processo de gestão da cooperativa, garantindo assim níveis de qualidade superiores. A Sicredi Campo Grande, para receber o prêmio, nesta categoria, se destacou em critérios como: liderança, resultados, processos, pessoas, conhecimento, sociedade e estratégias. Projetos como o UX Team – projeto interno de desenvolvimento de estagiários; Os Programas Sociais e os modelos de gestão e governança da Cooperativa, levaram a Sicredi Campo Grande MS a uma posição de destaque nacional.

Foto: Divulgação

“Queremos agradecer a confiança dos nossos associados e o nosso compromisso com a excelência, pois isso que nos levará ao futuro. Essa é a primeira vez que a Cooperativa participa da premiação e sente-se honrada com esse reconhecimento, como consagração do trabalho coletivo da equipe da Sicredi Campo Grande MS”, disse Wardes Lemos, presidente da Sicredi Campo Grande MS.

Já a Sicredi Pantanal além de se destacar nos critérios específicos do Prêmio (liderança, resultados, processos, pessoas, conhecimento, sociedade, clientes e estratégias), teve seu reconhecimento destacado pelos programas “Um novo jeito de Associar”, que consiste em trabalhar a educação cooperativista desde a entrada dos novos associados fazendo com que tenham maior compreensão do modelo de gestão e funcionamento da Sicredi Pantanal desde seu primeiro contato e Programa RoboCoop que trabalha a robótica como aliada ao processo de desenvolvimento multidisciplinar de crianças de escolas públicas, favorecendo a vivência de atitudes e valores da cooperação e cidadania que contribuem para a formação de cidadãos capazes de empreender e criar coletivamente iniciativas de desenvolvimento econômico, socioambiental e cultural.

“Estamos honrados e agradecidos por este prêmio, foi a primeira inscrição da Pantanal, que sempre se preocupou muito com a eficiência e excelência de sua gestão e de agora em diante tem diretrizes consolidadas sobre o melhor caminho a percorrer. Sempre nos preocupamos com as pessoas, tanto nossos colaboradores, quando com nossos associados e nossa comunidade”, declarou Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o resultado do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo