Rally Baja: inspirados no sucesso do pai, pilotos tentam vitória no Campeonato Brasileiro

Bruno Varela lidera a competição, com o irmão Rodrigo no terceiro lugar

Depois do tricampeonato mundial na Copa do Mundo de Rally Cross-Country, conquistado na última quarta-feira no Marrocos por Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, a família Varela volta às competições com os irmãos Bruno e Rodrigo durante a 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, disputa na qual o piloto não conta com navegador.

Bruno e o irmão competem pela equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão. Ele é o atual líder do campeonato, com 191 pontos, seguido por Maurício Rocha (187) e Rodrigo Varela (158). Ao todo, até o final do torneio ainda há um máximo de 130 pontos em jogo. As duas etapas deste final de semana correspondem ao Rally Serra Azul, que será realizado na região de São Manuel (SP).

Rodrigo: saltos e piso arenoso valorizam técnica (Marcelo Machado/Fotop)

“A diferença para o segundo colocado é de apenas quatro pontos. Então está bem apertado e a receita é acelerar ao máximo, do começo ao fim, nos dois dias de corrida”, diz Bruno Varela, que venceu a 9ª etapa da temporada, em Lajes (SC), quando o Brasileiro de Rally Baja também realizou uma rodada dupla. A outra etapa em Santa Catarina foi vencida por Denísio Casarini Filho.

No total, o Rally Serra Azul terá 355 quilômetros, divididos em dois dias de competição, a partir do sábado. Rodrigo destaca a qualidade da região de São Manuel, no interior paulista, onde o Brasileiro de Baja já realizou várias provas. “É um piso que desafia e dá prazer para quem pilota, pois oferece muitos trechos na areia e diversas “lombas”. Ou seja, quando você não está controlando o carro no piso instável da areia, está realizando saltos seguidos – e isso valoriza a sua técnica”, observa o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão. “No geral, é uma das provas mais prazerosas que temos no calendário. E dá orgulho quando você consegue um bom resultado lá”, completa Rodrigo.

Bruno: “Receita é acelerar ao máximo” (Marcelo Machado/Fotop)

Exemplo – Os irmãos Bruno e Rodrigo chegam a São Manuel ainda entusiasmados pela conquista, por parte de seu pai, Reinaldo, e do navegador Gustavo Gugelmin, do tricampeonato Mundial de Rally Cross-Country. A dupla obteve a façanha ao vencer o Rally do Marrocos, disputado do último sábado até a quarta-feira, em uma prova de recuperação que consolidou uma temporada cujos pontos altos também foram as vitórias no Qatar, Cazaquistão e o segundo lugar nos Emirados Árabes.

“Ele é nossa inspiração”, diz Rodrigo. “Nos ensinou tudo o que sabemos e nos tornou bons esportistas também. Dá orgulho de ver o que ele fez e tem feito até hoje”, completa. “Vamos competir em São Manuel para homenageá-lo”, diz Bruno. “Seja lá qual for o resultado, vamos fazer o nosso melhor por que nossa inspiração vem do melhor piloto”.

Rodrigo: “Dá orgulho de ver o que o Reinaldo fez e tem feito no rally” (José Mario Dias/Fotop)

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja após dez etapas:

1) Bruno Varela, 191

2) Maurício Rocha, 187

3) Rodrigo Varela, 158

4) Denísio Casarini, 149;

5) Otávio Leite, 145

6) Wilker de Campos, 141

7) André Hort, 120

8) Richard Fliter, 107

9) Christian Klawa, 97

10) Denísio do Nascimento, 79

Mais informações em:

www.facebook.com/varelarallyteam

Instagram: @varela_rally_team

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo