Epson participa do Dia Mundial de Conscientização do Lixo Eletrônico

Além dos equipamentos que já são recolhidos ao longo do ano, a empresa disponibilizará pontos de coletas para aparelhos dos colaboradores

Foto: Divulgação

No dia 14 de outubro é celebrado o segundo E-Waste Day, dia mundial de conscientização para a reciclagem de eletrônicos. Durante esta semana, de 14 a 18 de outubro, a Epson, em parceria com a Green Eletron – organização sem fins lucrativos que cuida da logística reversa de eletrônicos -, irá disponibilizar pontos de coleta de dispositivos eletrônicos para todos os seus colaboradores.

Estima-se que 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico serão gerados no mundo em 2019. Os dados são da WEE Forum, multinacional especializada na gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos idealizadora do E-Waste Day. De acordo com a organização, metade desses resíduos são de dispositivos pessoais. Comprometida com o bem estar social e ambiental, a Epson adere ao E-Waste Day desde a sua primeira edição para incentivar o descarte de correto de equipamentos.

Dentro do programa Epson Responsabilidade Social, a empresa atua durante o ano todo desenvolvendo projetos para promover o bem-estar do seu público interno e da comunidade onde atua, além de boas práticas ambientais. Desde a sua fundação, em 1942, a Epson atua de forma harmoniosa com a comunidade, mas o seu grande marco foi em 1988, quando foi a primeira empresa do mundo a anunciar a eliminação dos clorofluorcarbonos (CFCs) de suas operações.

Além de banir substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde humana como cádmio, mercúrio, cromo hexavalente e PBBs e PBDEs e chumbo, a Epson também promove o reaproveitamento de materiais. “Por meio de nossas assistências técnicas e distribuidores recolhemos os equipamentos que ficaram obsoletos ou que foram danificados, para que sejam reciclados”, explica Andreia Maffeis Campbell, coordenadora Ambiental da Epson. Quando não é possível entregar pessoalmente, os consumidores também podem enviar os equipamentos, de forma gratuita, pelos Correios.

Em 2018, segundo Andreia, foram reciclados mais de 68 toneladas de eletrônicos e 19 toneladas de cartuchos e bags de tinta. Os equipamentos são encaminhados para empresas de reciclagem e são transformados em novos produtos, já os cartuchos viram fonte de energia limpa para a indústria cimenteira. Todos os resíduos gerados no processo de fabricação também são reciclados. No ano passado, foram mais de uma tonelada de papelão e 155 toneladas de embalagens plásticas, reaproveitadas.

Dos 17 pontos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio (ODS), a Epson atende globalmente a 13. “Todos os anos, a filiais recebem metas ambientais globais que devem ser cumpridas. Para 2019 no Brasil, o plano é reduzir o consumo de energia nas fábricas, por isso estamos trabalhando na troca de lâmpadas e na conscientização dos colaboradores em hábitos no dia a dia da empresa”, explica Andreia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo