Secretária nacional de assistência social visita unidades da assistência para pessoas com deficiência

Foto: Divulgação

Aproximação e capacitação. A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, está em Pará de Minas, Minas Gerais, para conhecer a estrutura da Rede do Sistema Único de Assistência Social, o Suas, do município, para o atendimento a pessoas com deficiência.

Nesta segunda-feira, a secretária realizou visita às unidades da assistência que prestam esse atendimento. Uma delas foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae. Segundo Mariana, a unidade de Pará de Minas é referência na intersetorialidade no atendimento por integrar ações de saúde, educação e assistência social.

A secretária Mariana Neris também foi ao Centro-Dia do município mineiro. Parte dos serviços socioassistenciais ofertados pelo Ministério da Cidadania, o Centro-Dia tem como objetivo garantir cidadania plena por meio da integração entre educação, saúde e assistência social às pessoas com deficiência e seus familiares. A instituição presta cuidados de proteção social ao facilitar o acesso dos usuários a serviços como educação nas creches, escolas, saúde, reabilitação, transporte, habitação, emprego e renda. Mariana ressaltou, na visita, a proposta de qualificar o atendimento socioassistencial com base em casos de sucesso, como ocorre em Pará de Minas.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania ainda foi ao Centro Especializado em Reabilitação, o CER, de Pará de Minas, que também presta atendimento às pessoas com deficiência. O deputado federal por Minas Gerais, Eduardo Barbosa, guiou as visitas. Ele é coordenador da subcomissão de assistência social na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira, equipes do Ministério da Cidadania irão realizar capacitação técnica aos gestores da assistência social. Outras informações em cidadania.gov.br.

Ouça aqui (2’42)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo