3º SINATEX será realizado na UFMS em outubro

Evento aberto ao público visa estimular o consumo e a produção de frutos nativos e exóticos do Pantanal e do Cerrado

Feira Agroecológica – Crédito: Divulgação / UFMS

Será realizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a terceira edição do SINATEX – Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos, programada para acontecer entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro. Esse ano, o tema do simpósio será “Tecnologias disruptivas, novos caminhos”, e irá discutir como essas tecnologias têm transformado o setor de alimentos. Além disso, haverá espaço para debates sobre sustentabilidade, aspectos nutricionais e consumo desses frutos. “O SINATEX visa estimular o consumo e a produção de frutos nativos e exóticos e poderá contribuir quanto ao conhecimento e experiência, tanto para acadêmicos como professores, profissionais do agronegócio, produtores rurais, comunidades tradicionais e empresas do ramo alimentício”, explica a professora Priscila Aiko Hiane Siroma, uma das responsáveis pela organização.

Juntamente ao SINATEX, esse ano serão realizados o V ENATA – Encontro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos e a SEALIM 1.0 – Semana de Engenharia de Alimentos, que visam promover a integração de acadêmicos com profissionais da área de Alimentos. Os três eventos se articularão juntos para mostrar a importância da valorização de recursos do Cerrado e do Pantanal como fonte de alimento e renda em comunidades rurais, unindo benefícios econômicos a práticas conservacionistas. “Os eventos serão realizados juntos por terem temáticas interligadas, e assim foi possível programar num mesmo período palestras, minicursos, mesas redondas e exposições sobre diversos temas e assuntos”, define Priscila.

Frutos de Pequi – Crédito: Paulo Robson de Souza

Nomes importantes compõe a programação, incluindo docentes e pesquisadores de instituições tradicionalmente reconhecidas e de renome como UNICAMP, IFAM, UFMS, UFLA, Embrapa e ABIA, bem como empresários e profissionais/produtores da área alimentícia. Haverá também apresentação de trabalhos científico e paralelamente a essas atividades, uma feira agroecológica, com atividades integrativas como a degustação de pratos culinários elaborados com frutos regionais. “As atividades a serem desenvolvidas nos eventos irão consolidar as bases científico-tecnológicas capazes de alavancar a produção e o consumo dos frutos nativos e exóticos como estratégia para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul, além de atrair profissionais e acadêmicos locais e de outros estados”, completa a professora.

Serviço: O 3º SINATEX – Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos, juntamente com o V ENATA – Encontro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos e a SEALIM 1.0 – Semana de Engenharia de Alimentos serão realizados entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro de 2019, no auditório Professor Inard Adami da FACFAN (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição), localizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que fica na Av. Costa e Silva – Bairro Universitário. Mais informações pelo site: www.sinatex.ufms.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo