Eventos internacionais em São Paulo movimentam o mercado de bebidas adultas e geram negócios no Brasil e exterior

Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair no Anhembi são voltadas exclusivamente para B2B e englobam Congresso com representantes de entidades de classe e do Itamaraty em prol do fomento dos setores

De 17 a 19 de setembro, a capital paulista sedia a terceira edição de duas importantes feiras internacionais para estimular os negócios no mercado de bebidas adultas: Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair. São realizadas exclusivamente para B2B, com expositores e visitantes que atuam diretamente em áreas ligadas à cadeia produtiva dos segmentos. Um encontro focado no fomento dos negócios, para alavancar as vendas, gerar mais emprego e ampliar as possibilidades de negociações de ponta a ponta.

Zoraida Lobato, organizadora do evento ressalta que as expectativas do setor de vinhos para 2019 são de crescimento. “A alta estimada está entre 10% e 15%, comparando com igual período do ano anterior”, complementa. E no segmento de cachaça não é diferente, com tantas aberturas conquistadas recentemente para exportação e importação, os setor se mostra bastante aquecido e otimista.

Foto: Divulgação

Ainda sobre números dos segmentos, a organização da Wine e Cachaça Trade Fair estima que o mercado vitivinicultor no país empregue mais de 200 mil pessoas e movimente cerca de R$ 9 bilhões por ano. São mais de 1,1 mil vinícolas do Sul ao Nordeste do país, sendo 90% delas micro e pequenas. Além do Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 90% da produção de vinhos no Brasil, e de Santa Catarina, outros estados têm se destacado na elaboração de produtos vitivinícolas. Paraná, na região Sul; São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, na região Sudeste; Bahia e Pernambuco, no Nordeste, além de Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste.

A cachaça tem, a cada ano, demonstrando sua importância no cenário econômico nacional e também vem ultrapassando fronteiras. “Temos grandes produtores nacionais conquistando medalhas de ouro em importantes concursos internacionais no país e no exterior, o que vem estimulando a exportação para China, Portugal e até Turquia”, conta Zoraida.

Além da oportunidade para network e negociações, a Wine e Cachaça Trade Fair engloba um Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho –Cicavi-, que tem como comitê científico doutores e pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Em palestras, abordam desde os aspectos técnicos até questões políticas e comerciais, a fim de contemplar da agricultura à comercialização da cachaça.

O que o visitante encontra nas feiras

Na Wine Trade Fair estão vinhos trazidos da Espanha, Alemanha, Itália, França, Argentina e Chile, além de diferentes regiões do Brasil, tais como interior paulista, sul e nordeste.

Já no segmento de cachaça, o visitante encontra destilarias de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, por exemplo, na Cachaça Trade Fair.

Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho

Foto: Divulgação

O Cicavi -Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho- tem entre suas premissas promover a competitividade dessas bebidas nos mercados interno e externo, bem como proporcionar maior sustentabilidade aos agentes envolvidos.

“Reunimos uma equipe formada por mestres, doutores, engenheiros, entre outros especialistas de todo o Brasil que tornam o evento uma oportunidade ímpar para aperfeiçoamento profissional e network”, complementa Zoraida Lobato.

São três dias de congresso, com abordagem de temas que vão desde a qualidade e a variedade da matéria-prima, até estratégias de desenvolvimento, comercialização e turismo.

Em 17 de setembro, das 18h às 20h, o Cicavi realiza uma “mesa redonda” com a participação de autoridades para debaterem as expectativas em relação à eliminação da tributação no segmento de vinhos e espumantes, além dos novos desafios para toda cadeia produtiva da cachaça.

Estão confirmados nomes como: pelo Itamaraty, Camila Silva Leão d’ Araújo Olsen, chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II – Ministério das Relações Exteriores; Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC -Instituto Brasileiro da Cachaça-; Carlos Paviani, diretor executivo do IBRAVIN -Instituto Brasileiro do Vinho-; o deputado italiano e presidente da SPVINHO, Fausto Longo; o presidente da Ravin Importadora, Rogério D’Ávila, e o presidente da Vinícola Góes e prefeito de São Roque, Claudio Góes. A mediação ficará a cargo do jornalista Eduardo Viotti, com outros grandes nomes que estarão ao seu lado no debate, como o jornalista Eduardo Russo.

Depoimentos e expectativas de expositores

“Participar de um evento B2B é muito importante, pois frisamos nossa marca e fazemos negócios com novos estabelecimentos”, aposta Luciano Lopreto, diretor comercial da Vinícola Góes.

“Somos uma distribuidora de vinhos brasileiros e temos a missão nada óbvia de vender o vinho brasileiro para os brasileiros! Estamos na feira com vinhos da vinícola Lidio Carraro, da vinícola Boutique Torcello, entre outras. Trabalhamos com mais de 100 rótulos”. Sylvia Begliomini, diretora comercial da Alvino Expert Vinhos Brasileiros.

“A feira tem extrema importância para o setor, para que o público se aproxime mais dos fornecedores e conheça novos. Em nosso estande o visitante encontrará uma nova linha de vinhos importados, com toda a elegância dos vinhos do Sul da França”. Eduardo Joe Kakiuchi, diretor da Ciclon Brasil.

“A Wine Trade Fair é uma excelente plataforma para exposição junto a possíveis clientes On Trade e oferece possibilidades para o mercado externo também, além de recebermos a visita de agentes de outros estados, sejam compradores ou distribuidores. Neste evento buscamos efetivar contatos para futuras transações”. Haroldo Narciso, CEO Mastar Blender da Famigerada Cachaça.

“Nossas expectativas com a feira são as melhores possíveis, tanto para novos negócios como para consolidação da nossa marca que vem acontecendo dia após dia. Apresentamos uma cachaça extra Premium premiada, com proposta de embalagem moderna para atender qualquer tipo de público”! Kátia Ribeiro, Supervisora Administrativa da Cachaça Dom Cabral.

“A feira é uma ferramenta de marketing importante por ser específica para o segmento de cachaça. No evento, o visitante pode conhecer e degustar a MusA Aguardente de Banana Ouro que ganhou medalha de ouro no 17° Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil”. Antonio Carlos Ferreira, sócio-diretor da MusA Agroindustrial e Maykon Pereira, representante da MusA.

“A Feira vem para agregar valor ao setor de bebidas, em especial à cachaça, que era vista como bebida de baixa qualidade, mas hoje, com eventos desse porte, elevou-se o conceito para uma bebida cult, sem barreiras sociais e de muita qualidade. O visitante encontra qualidade, sabor e pluralidade gourmet de uso da cachaça”. Nery Cristofer Silva, Cachaça Engenho do Coronel.

“Normalmente estamos muito preocupados com a produção e com qualidade, e a venda é uma atividade difícil, muitas vezes desconhecida para os produtores. Por isso, a feira encurta este caminho e aproxima o produtor dos compradores. Nosso destaque é a Cachaça Margô Premium, ganhadora de uma medalha de Prata no concurso nacional de destilados do Brasil”. Aluizio B. Margarinho, sócio da Cachaça Margô.

“Nossa expectativa é fazer bons negócios, expandir nossos negócios para essa região do país que ainda temos um discreto comércio, temos como novidade nossa nova apresentação de rótulos e embalagens, como também a nossa Carvalho premiada na Expominas 2019”. Adeylza Matos, Cachaça Paramirim.

Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair 2019

De 17 a 19 de setembro

Das 14h às 20h

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura 1209, Santana – São Paulo – SP

www.winetradefair.com.br

www.cachacatradefair.com.br

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