Rip Curl Guarujá Open de Surf tem domingo decisivo na Praia do Tombo

Uma das grandes atrações é a disputa do supercampeão do circuito

Edgard Groggia – Foto: Renan Oliveira

O domingo será de títulos e comemorações no Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019, com a realização das finais do Circuito na Praia do Tombo. As disputas começam às 8 horas, com as 12 baterias decisivas das 11 às 15h. Logo depois será conhecido o supercampeão, uma atração à parte, realizada desde 2002, reunindo os campeões municipais das categorias pro-am, júnior (sub18), mirim (sub16), longboard (pranchões), master (35+) e legends (45+).

Também estarão em ação a feminina, o SUP surf, a iniciante (sub14), a estreante (sub12), a petit (sub10) e a sub8. Neste sábado, com o mar reagindo, com ondas de até um metro, o segundo dia de evento foi de baterias importantes e também a Surf Trip Air Show. Na bateria sem regras, valendo o melhor aéreo, Edgard Groggia garantiu a vitória, com um aéreo frontal rodando, para faturar R$ 200,00, oferecido pela rede de lojas Surf Trip.

Outro destaque foi a semifinal da pro-am, com Gabriel André e Vanderson da Silva garantindo vagas na final e mantendo as chances de erguer a taça. A melhor performance foi de Luan Hanada, que também vai para a decisão, só que sem chances de título. Gustavo Ribeiro, de Itanhaém, completa a bateria decisiva.

Louisie Frumento – Foto: Renan Oliveira

Vencedor da etapa inicial e tentando ser o supercampeão novamente, Gabriel André, quer manter a calma para repetir a boa apresentação. “Quero me manter tranquilo e, se Deus quiser, o resultado vai acontecer naturalmente. Não adianta se cobrar. Vou por etapas. Primeiro pensar no título da pro-am, para depois buscar o supercampeão, que é um título importante para qualquer atleta da Cidade”, fala o atleta de 22 anos.

Vanderson não esconde a ansiedade com a possibilidade de seu primeiro título guarujaense. Até o ano passado, seus melhores resultados eram na semifinal e agora ele chega à segunda final (foi terceiro na abertura do Circuito). “Antes só batia na trave. Agora estou amarradão e vamos ver como será essa final, ainda mais com o Gabriel. A expectativa é sempre boa”, comenta o surfista que acaba de completar 26 anos.

A júnior também definiu os finalistas na parte da manhã, com Derek Matos, filho do ícone Amaro Matos, garantindo a melhor performance até agora. Diego Aguiar, de Ubatuba, também surfou bem, apenas um centésimo atrás. Gustavo Matos, de Praia Grande, foi outro classificado e é o único que ainda pode tirar o título geral do Circuito de Sérgio Luan, de São Sebastião. Completa a final JP Ferreira, de Bertioga.

Luan Hanada – Foto: Renan Oliveira

O mesmo Derek também garantiu vaga na final mirim e está na frente na disputa pelo título, tendo como rivais diretos Ryan Araújo e Everton Freitas, também na decisão, junto com o equatoriano Bruce Burgos. Já entre as meninas, Louisie Frumento garantiu a melhor pontuação e segue firme para repetir o título de 2018. Melissa Policarpo também está na briga e na final.

Ainda entre as meninas, Kaylane de Souza assegurou vaga na decisão e foi a única a também competir nos pranchões. No longboard, uma mescla de experiência e novíssima geração, com Marcelinho do Tombo, Amaro Matos e Adriano Lima, com grande vivência em campeonatos, e Théo Cabeleira, que vem despontando com apenas 15 anos de idade. Fora do mar, a ONG Onda Verde fez a limpeza da praia, recolhendo o microlixo e fazendo um trabalho de conscientização sobre defesa do meio ambiente.

O Rip Curl Guarujá Open de Surf 2019 é uma realização da Associação de Surf de Guarujá (ASG), em parceria com a Federação Paulista de Surf e Prefeitura de Guarujá, por meio da Sedel (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer). Apoios de Surf Trip, Ciasurf Surf Club, Rip Wave Surfboards, C-Four Shaper Supply, Secretaria Municipal de Turismo, Parakolo Pousada Canto do Forte, Gellate, CT Lugar ao Sol, Tidbit Alimentos Liofilizados, Fuwax, Hardcore, Colégio Don Domênico, Redfever Cross Fit, Hortifruti e Pastelaria Guarujá, Águas Cristal Litoral e FMA Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo