Crise argentina derruba exportações de carros brasileiros: 34,6% a menos em relação a agosto do ano passado

Mercado interno, entretanto se aquece e é visto com otimismo moderado

Macri e Bolsonaro se reúnem na Argentina (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Macri e Bolsonaro se reúnem na Argentina (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A crise argentina gerou impacto na indústria automobilística brasileira. Dados divulgados nesta quinta (05) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que a exportações de veículos caiu 34,6% em agosto de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda foi puxada pela Argentina, nosso principal parceiro comercial no ramo e com quem o país está prestes anunciar novo acordo comercial.

O mercado interno, entretanto, está se aquecendo. Foram 1,79 milhão de novos licenciamentos de janeiro a agosto deste ano, um crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período de 2018. O licenciamento de caminhões também cresceu: foi um aumento de 41,4% no mesmo intervalo de tempo.

Hyundai inicia exportação do HB20X (Foto: Divulgação)

Hyundai inicia exportação do HB20X (Foto: Divulgação)

A expectativa do setor para o segundo semestre deste ano, de acordo com Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, é de “otimismo moderado”.

De acordo com ele, a expectativa de bancos oferecerem créditos melhores, com prazos de 42 a 44 meses, o saque do FGTS, que estará disponível para a população geral em 18 de outubro, e a queda da taxa Selic tornam possível que as projeções feitas pela Anfavea sejam batidas.

A previsão da associação é de que 2019 mostre um crescimento de 9% na produção e de 11,4% nas vendas do mercado interno. “Mas crescimento robusto mesmo, só em 2021”, aposta Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo