Energia Solar é vantagem para pequenos negócios no Brasil, mas esbarra em falta de informação

Uma pesquisa inédita realizada no Brasil mostrou que a energia solar é uma solução ideal para micro e pequenas empresa brasileiras, mas a falta de conhecimento sobre a tecnologia e o mercado ainda é uma barreira a ser vencida.

Intitulado “Energia Solar Fotovoltaica e os Pequenos Negócios”, o estudo é fruto da parceria entre o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Fundação Seade.

Como Transformar Energia Solar em Elétrica [Método Fácil]

Foram 3.199 micro e pequenos empresários entrevistados em de todo o país, sendo que apenas 0,1% deles já possuem empresas sustentáveis com energia solar fotovoltaica.

Mais espantoso, porém, são os 90,8% desses empreendedores que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre essa tecnologia que já proporciona redução de até 95% na conta de luz para mais de 100 mil brasileiros.

Atuantes no segmento de geração distribuída, criado em 2012 pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), esses consumidores utilizam a luz do sol como fonte elétrica de seus geradores conectados à rede e realizam a troca da energia com a sua distribuidora.

Das empresas entrevistadas e que já fazem uso da energia solar, praticamente todas elas afirmaram ter obtido resultados positivos com a tecnologia, sendo que 83,9% conseguiram redução nas faturas de energia.

A falta de recurso financeiro para a instalação do sistema foi o principal motivo apontado por 41,5% dos empresários que ainda não geram sua energia, sinal que muitos desconhecem as mais de 70 linhas de financiamento para energia solar oferecidas hoje no país.

A vontade, no entanto, existe. Mais da metade dos entrevistados pretende investir na autogeração solar nos próximos dois anos e, entre os que já utilizam, 47,5% confirmaram o desejo de expandir seu sistema (e benefícios) nesse período.

Segundo seus realizadores, a pesquisa foi capaz de mostrar os dois maiores desafios da energia solar para micro e pequenas empresas no Brasil hoje: mais conhecimentos acerca da tecnologia e suas vantagens e maior facilidade de acesso ao crédito para implantação do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo