Jovem de 16 anos conquista prêmio Chef Amador do 24º Festival do Camarão de Ilhabela

O vencedor se inspirou no meio ambiente para elaborar seu prato. O Festival segue até este domingo com muitas atrações gastronômicas e culturais

Ilhabela (SP) – João von Brewer, de 16 anos, foi o vencedor do prêmio Chef Amador do 24º Festival do Camarão de Ilhabela, realizado nesta sexta-feira (23), no Boulevard do Camarão montado no Centro Histórico da Vila. Com a apresentação do prato Camarão Nº 18, João superou o vencedor da edição passada, Cléber Biscassi, que neste ano ficou em segundo lugar com o prato Camarão na Panceta. Na terceira colocação, Yara Moreno Monge executou sua receita Camarão em Nozes com Chips de Mandioca.

Sob a assistência do chef Vando, da Vila Betel Sushi Lounge, o evento apresentou como jurados a chef Jackie Watanabe, proprietária do restaurante Arumã; Helô Lacerda Franco, do Grupo Ancoradouro e Fabiana Vanderstappen, da Creperia N’Areia.

João von Brewer (esq.) é o novo chef amador (Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

“Gostei bastante de participar do evento, de viver essa experiência”, disse João. Segundo ele, o que o inspirou a apresentar o prato vencedor foi a preservação do meio ambiente. Contou que no dia da elaboração do prato uma notícia dava conta de que grandes queimadas atingiam a Amazônia há 18 dias. A sensibilidade de João em relação à defesa do meio ambiente resultou no Camarão Nº 18.

“Fiquei feliz por ter perdido para o João, um novo talento que nasce ema Ilhabela”, comentou Cléber, empresário de tecnologia da informação estabelecido da Ilhabela há mais de 15 anos. Nas execuções dos pratos, João von Brewer contou com o auxílio de seu colega Vinícius Simão; Cléber Biscassi teve ao seu lado Ana Carolina Silva e Yara Moreno foi apoiada por seu filho Daniel.

As premiações foram entregues por Orlando Dias Bexiga Neto, diretor da Associação Comercial e Empresarial da Ilhabela. Durante a solenidade, João von Brewer ofereceu o Camarão Nº 18 ao renomado chef Guga Rocha, presente no Festival ministrando aula-show na noite de sexta-feira.

Camarão nº 18, prato do chef vencedor (Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Festival do Camarão segue até domingo – A programação do Festival do Camarão reserva muitas atrações ainda para este sábado (24). Beto di Franco se apresenta às 17h. Às 18h, show com Maria Carmen – Lançamento do álbum Caixinha de Surpresa. Em seguida é a vez das aulas-show com a Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!) e com o Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia).Às 21h30, o Grupo Tia Ciata apresenta “Choros Cantados”, com participação especial de Wanessa Dourado. A noite será encerrada, às 22h30, com a apresentação de Hércules Gomes, com “No tempo da Chiquinha”.

No domingo (25), a atração principal no Boulevard do Camarão é a Aula-show com Chef Jimmy McManis “Ogro” (Ogrostronomia e Burgertopia), às 20h30. Antes, às 16h, o Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) fala sobre Gestão em Gastronomia. Ele será seguido pela Tradicional Paella do Chef Tonhão (19h), a partir das 19h. Dois shows finalizam o Festival do Choro: às 18h, Num Choro só, e às 21h30, a Academia do Choro mostra “Choros Contemporâneos e releituras de Grandes Clássicos”.

Camarão na panceta, prato do vice-campeão (Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Tradicional desde 1995, o evento é realizado pela Associação Empresarial e Comercial de Ilhabela, junto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que optou por utilizar a estrutura do Race Village, montada durante a Semana de Vela, em julho, para instalar o Boulevard do Camarão.

Cinema – Assim como no mês náutico de julho, o 24° Festival do Camarão tem sessões de cinema neste final de semana. As entradas serão gratuitas e disponíveis neste sábado e domingo, na Praça das Bandeiras, na Vila. Serão exibidos seis filmes diariamente, com uma programação pensada para todas as idades. Para adquirir os ingressos e garantir lugar nas sessões é preciso se apresentar na recepção do cinema uma hora antes da exibição do filme. A sala tem capacidade para 70 lugares, sendo um exclusivo para portador de necessidades especiais e dois para cadeirantes.

Boulevard do Camarão atende turistas e locais até este domingo (25) (RJ Castilho / Sectur Ilhabela)

Programação do 24° Festival do Camarão

Sábado – 24 de agosto

17h – Festival do Choro – Beto di Franco

18h – Show com Maria Carmen – Lançamento do álbum Caixinha de Surpresa

19h30 – Aula-show – Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!)

20h30 – Aula-show – Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

21h30 – Festival do Choro – Grupo Tia Ciata – Choros Cantados – “Participação Especial: Wanessa Dourado”

22h30 – Festival do Choro – Hércules Gomes – No tempo da Chiquinha

Domingo – 25 de agosto

16h – Aula de Gestão em Gastronomia – Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

18h – Festival do Choro – Num Choro Só

19h – Tradicional Paella – Chef Tonhão

20h30 – Aula-show – Chef Jimmy McManis “Ogro” (Ogrostronomia e Burgertopia)

21h30 – Academia do Choro – Choros Contemporâneos e releituras de Grandes Clássico

Cinema grátis no Centro Histórico

Confira a programação e verifique a classificação indicativa antes de retirar o ingresso com uma hora de antecedência:

Sábado – 24 de agosto

16h20 – Assim é a Vida (12 anos/Legendado)

18h40 – Robin Hood: A Origem (14 anos/Legendado)

21h00 – A Sereia – Lago dos Mortos (16 anos/Dublado)

Domingo – 25 de agosto

10h00 – Turma da Mônica: Laços (Livre/Original)

12h00 – Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano (Livre/Original)

14h00 – A Menina e o Leão (12 anos/Dublado)

16h20 – A Cinco Passos de Você (12 anos/Legendado)

18h40 – Pegando Fogo (12 anos/Legendado)

21h00 – De Pernas pro Ar 3 (14 anos/Original)

Mais informações:

Sites: www.turismoilhabela.com  

Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/

Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo