Vamos falar sobre prevenção de doenças vasculares?

Que tal abordarmos temas importantes para nossa segurança? afinal na média populacional, a maioria das pessoas não se cuidam preventivamente

Por conta desta triste realidade é essencial falarmos sobre a importância dos exames e tratamentos prévios, pois, na maioria das vezes, muitas doenças podem ser evitadas se forem tratadas com antecedência.

A trombose, por exemplo, é a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo, como nas pernas. A formação desta enfermidade bloqueia o fluxo de sangue, causando inchado, queimação e dores na parte afetada.

Foto: Divulgação

Por isso, o Dr. Robert Guimarães, especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia explica mais sobre aneurisma de aorta em qualquer parte do corpo; varizes e pélvicas; angioplastia; insuficiência venosa crônica; diabetes; doença arterial periférica obstrutiva; trombose; tratamentos a laser e varizes. Todas essas complicações podem ser precavidas com um simples check-up.

“Sabemos que a maior parte da população deixa de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo. Porém, ter este cuidado é primordial, pois doenças como essas podem ser curadas se forem tratadas previamente”, ressalta o especialista.

A trombose pode causar uma obstrução total das artérias do cérebro, chamado de acidente vascular cerebral, o conhecido AVC. “O maior problema é quando ocorre o processo de embolia fazendo um coágulo na corrente sanguínea. Uma embolia pode ficar presa nos pulmões, no cérebro, no coração ou em outra área, levando a graves lesões e até a morte”, explica o Dr. Robert.

Essa e outras doenças podem ser evitadas com a realização frequente de um check-up. O especialista identifica a situação e toma medidas iniciais para que o quadro não se agrave. Como, por exemplo, mudança nos hábitos alimentares, atividades físicas e, caso necessário, receitar uma medicação.

Segundo Robert, manter hábitos saudáveis também ajuda a nos prevenir. “O jeito como levamos nosso estilo de vida também influencia muito nossa saúde. Manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios quando possível e não fumar são dicas fundamentais para precaver essa e outras doenças”

Fica a dica! Manter hábitos saudáveis e o acompanhamento médico podem salvar vidas, pois o cuidado tardio muitas vezes é seguido de sofrimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo