Porque a reumatologia pode ser a solução para suas dores nas costas

Segundo pesquisa feita pelo Hospital Das Clínicas de São Paulo, 4 em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas. Dados da Organização da Saúde mostram que 80% da população brasileira reclama deste problema

Fotos: Divulgação

Muitas pessoas ainda não sabem, porém, a área da reumatologia é uma das mais eficientes no diagnóstico dessas dores. Isto porque diversas doenças diferentes podem afetar a coluna, e esta esfera da saúde avalia o paciente de uma forma geral para identificar a causa da dor nas costas – que pode ser desde uma torção até uma grave fratura, osteoporose, tumores, pedra nos rins etc.

Por conta deste fato, a Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o sistema muscular esquelético incluindo articulações, ossos, tendões e ligamentos, nos dá 5 dicas sobre como lidar com este desconforto.

  1. Descubra a causa das suas dores

Antes de buscarmos tratamento para o incômodo nas costas, precisamos descobrir a sua causa. O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como postura, genética, peso, sedentarismo e temperaturas climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune e o seu reumatologista saberá exatamente como te direcionar”

  1. Saiba prevenir e cuidar deste incômodo

Há muitas formas de prevenir este mal estar, como manter uma boapostura, fazer alongamentos, ter cuidado ao carregar peso, e até mesmo, se for preciso, usar cintas médicas ou palmilhas. A prática regular de atividade física, exercícios aeróbios musculação,  e alongamento devem ser sempre indicados e orientados pelo seu médico, que lhe ajudará a enxergar a principal causa do problema, e assim, encaminhar para o tratamento mais adequado..

Fotos: Divulgação

  1. Boa postura e alongamento

É essencial mantermos uma boa postura ao realizarmos as tarefas do nosso dia a dia, seja trabalhando, estudando, esperando o ônibus e até dormindo. O alongamento também é importante em todos os momentos, não apenas ao praticar exercícios, mas para tudo”.

  1. Fique atento às mudanças climáticas

“As mudanças climáticas afetam diretamente nosso corpo e saúde. No frio por exemplo, a chance de haver contraturas musculares cresce, pois o organismo necessita de mais força para se manter aquecido. Por conta disso, fique atento às diferenças de temperatura e como seu organismo reage a cada uma delas.”

  1. Procure um especialista

“As dores nas costas podem se tornar uma enfermidade mais séria e causar grandes lesões, se não forem tratadas corretamente. Portanto, procure um médico para um diagnóstico certeiro. E se necessário, o especialista lhe receitará medicações, tratamentos, exercícios e até cirurgias dependendo da situação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo