Scheidt veleja no top 10 na abertura do evento-teste para Olimpíada de Tóquio, em Enoshima

Bicampeão olímpico enfrentou vento forte e muitas ondas nas primeiras regatas no Japão, neste sábado (17), conseguindo um 8° e um 6° lugares

São Paulo (SP) – Robert Scheidt iniciou sua participação no Ready Steady Tokyo, evento-teste para a Olimpíada, velejando no top 10. Neste sábado (17), em Enoshima, no Japão, o bicampeão olímpico conseguiu cruzar a linha de chegada em 8° e 6° lugares nas regatas de abertura. “As condições são bem duras aqui, com ventos entre 16 a 18 nós e muitas ondas. E foi um dia bom para mim. Eu poderia ter ido um pouquinho melhor na segunda prova, mas fazer duas regatas no top 10 é uma boa média. A semana é longa, ainda faltam oito regatas e estou contente com a maneira como iniciei a disputa”, explicou o atleta, que volta ao mar para mais duas provas neste domingo (18).

Scheidt quer melhorar a velejada no popa (Junichi Hirai/Bulkhead Magazine Japan)

Classificado para a Olimpíada na Classe Laser, Scheidt listou alguns pontos importantes em relação ao reconhecimento da raia onde serão disputados os Jogos no próximo ano. “O que já deu para sentir é que, além do vento forte, o calor também demanda mais energia. Isso significa que a preparação física será fundamental. Em função das ondas, outro ponto que dá para melhorar é o popa. Nesse evento-teste, meu objetivo é me manter entre os dez melhores, um resultado melhor do que no mundial (foi 12°). Isso é importante, principalmente, pelo fator motivacional. Mas o fundamental nessa semana em Enoshima é entender quais são os melhores caminhos quanto à preparação para Tóquio/2020”, comentou o atleta, que é patrocinado por Banco do Brasil e Rolex e conta com o apoio do COB e CBVela.

O Ready Steady Tokyo é a quarta grande competição de Scheidt em seu retorno à classe Laser, após cerca de dois anos afastado. E pode ser encarado como o quarto degrau para disputar a sétima Olimpíada da carreira. Ele já fez história ao garantir índice para os Jogos de Tóquio/2020 com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão, dia 9 de julho. Agora, quer mais. Quer evoluir para ter condições de lutar pelo pódio no Japão. Se conseguir, vai acrescentar mais uma medalha a sua coleção de cinco, o que já faz dele o recordista do Brasil em número de medalhas olímpicas, junto com Torben Grael.

Dono da vaga – Scheidt está classificado e muito perto de disputar a sétima olimpíada, mas ainda precisará esperar até a convocação para integrar a delegação brasileira em Tóquio. De acordo com o critério estabelecido pelo Conselho Técnico da Vela (CTV) e ratificado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), o bicampeão olímpico só perde a vaga se outro atleta do Brasil for medalhista no Evento-Teste de Enoshima – onde é o único velejador brasileiro na Classe Laser – ou subir ao pódio no Mundial da Laser em 2020.

Scheidt quer terminar evento-teste no top 10 (Cecilia Yoshizawa / Divulgação)

Maior atleta olímpico brasileiro

Cinco medalhas:

Ouro: Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na Classe Laser)

Prata: Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)

Bronze: Londres/2012 (Star)

181 títulos – 89 internacionais e 92 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, todos em 2016. Em novembro de 2017, pela Star, conquistou a Taça Royal Thames e, neste domingo, o Europeu de Star.

Laser
– Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt
– Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000

Star
– Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
– Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo