Ilhabela tem cursos gratuitos de ecoturismo e encontro náutico na próxima semana

Os cursos de Gestão de Risco e Competência de Condutores, pela Abeta, serão realizados entre 19 e 23 e o encontro náutico será na manhã de segunda (19)

Ilhabela (SP) – A secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Turismo está movimentando Ilhabela na próxima semana com três atividades, dois cursos e um encontro setorial. A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) está oferecendo cursos gratuitos de Oficina de Gestão de Risco e de Competência Mínima de Condutores, enquanto a comunidade náutica vai discutir o setor em um encontro.

A Oficina de Gestão de Risco ocorrerá na próxima segunda (19), no auditório do Paço Municipal, entre 14h30 e 21h. A palestrante Pollyana Pugas, da Abeta, vai falar sobre a gestão de risco baseada na norma ABNT NBR ISO 21101, que define as normas técnicas de segurança aplicadas para as atividades de ecoturismo e turismo de aventura. O público-alvo são os empreendedores, condutores e gestores do segmento.

Os cursos de ecoturismo querem melhorar a segurança da atividade (Mariana Sampaio / Sectur Ilhabela)

Já o Curso de Condutores é mais longo. Será entre terça-feira e sexta-feira (20 a 23). Na terça e quarta terá conteúdo teórico, das 8 ás 22h, no Paço Municipal. Na quinta e sexta, entre 8 e 18h, o conteúdo será prático, junto com 48h de imersão pernoitando em acampamento. Para isso, é solicitado que os participantes levem barracas de camping e que também contribuam com 50 reais para rateio da alimentação no local.

Comandado pelo palestrante Josemar Contesini, da Abeta, tem objetivo de capacitar os participantes para a prestação de serviços na atividade de condutor de turismo de Aventura. O curso quer melhorar o conhecimento técnico da área, aumentar a qualidade de segurança dos serviços prestados e disseminar as boas práticas no setor.

Os dois cursos têm inscrições gratuitas e limitadas a 30 pessoas cada e para garantir presença é preciso confirmar pelo e-mail info@abeta.ur.br nome, empresa, e-mail e curso escolhido.

Abeta Summit – Até este domingo (18), Ilhabela está recebendo o Abeta Summit, Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que está reunindo cerca de 400 participantes. O evento quer ampliar a diversidade do público, incluindo consumidores e interessados nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, a sustentabilidade e a natureza de maneira geral.

Sobre a Abeta – Com mais de uma centena de empresas associadas presentes em 22 Estados e no Distrito Federal, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), é uma associação civil que atua para transformar o potencial turístico do Brasil em vetor de desenvolvimento econômico e social, promovendo o associativismo, a capacitação profissional e o uso inteligente e sustentável do ambiente natural e cultural do país para a prática do turismo seguro e responsável.

Encontro náutica na segunda-feira – Na segunda-feira (19), das 10 às 13h, no auditório do Paço Municipal de Ilhabela, será realizado encontro do mercado náutico com a presença de Marco Antonio Castello Branco, coordenador do Fórum Náutico de São Paulo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, e do capitão de fragata, Wagner Goulart, comandante da Capitania dos Portos em São Sebastião.

A reunião vai discutir as estratégias de fortalecimento da cadeia náutica e tem o objetivo de formar um grupo estratégico para ajudar nas decisões de infraestrutura, capacitação, ordenamento, regulamentação e marketing.

Mais informações:

Sites: www.turismoilhabela.com  http://abetasummit.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/

Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo