Aplicativo do DER permite indicar condutor e consultar multas pelo celular

Órgão de trânsito quer diminuir a burocracia e facilitar a vida do motorista ao oferecer cada vez mais serviços online

Multas agora também podem ser consultadas no aplicativo (Foto: Detran)

Multas agora também podem ser consultadas no aplicativo (Foto: Detran)

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) lançou nesta segunda-feira (12) um aplicativo para que os motoristas autuados nas rodovias paulistas possam fazer a indicação do condutor que cometeu a infração ou consultar as multas recebidas.

Compatível com Android e iOS, o aplicativo é gratuito e já está disponível para downloads. O intuito do DER é diminuir a burocracia e oferecer mais comodidade ao possibilitar que os procedimentos sejam feitos em qualquer horário, sem depender do funcionamento dos departamentos de trânsito.

Para fazer a indicação de pessoa física, é preciso entrar no serviço “Indicação do Condutor” no app, digitar a placa do veículo e o número do Auto de Infração de Trânsito (AIT), preencher e assinar o formulário e enviá-lo junto a uma foto de um documento de identificação (CNH ou RG) para comprovar a validade da assinatura.

Já a consulta de multas poderá ser feita pelo Renavam do veículo, CPF ou CNPJ. Outro recurso do aplicativo é o acompanhamento da defesa de autuações e os recursos administrativos enviados ao órgão.

O site do DER (www.der.sp.gov.br) também traz novidades: os condutores podem agora preencher um formulário online para pleitear a penalidade de advertência por escrito (PAE) nas infrações leves e médias.

Dessa forma, o motorista pode entrar com um recurso quando recebe a primeira multa em um ano e solicitar seu cancelamento em troca de uma advertência. A função estará em breve disponível também no aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo