Ministro da Cidadania presta solidariedade a famílias de usuários de drogas

Osmar Terra, ministro da Cidadania – Foto: Agência Brasil

Antônio Caprioli e Lúcia Vieira, moradores de Campinas, em São Paulo, convivem com a dependência química do filho há 14 anos. As dificuldades e tristezas começaram a ser superadas a partir do momento em que encontraram apoio no grupo de mútua ajuda Amor Exigente, que atende mais de 100 mil pessoas no Brasil e em outros países da América Latina e da Europa. Atualmente, o casal é voluntário da organização não-governamental e leva apoio para tantas outras famílias que sofrem as consequências do uso de entorpecentes pelos familiares.

Nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou do Congresso Nacional e Internacional da Organização Amor Exigente. No evento, serão discutidas ações que proporcionam mais equilíbrio e melhor qualidade de vida para os familiares. Na abertura do encontro, o ministro apresentou evidências científicas que baseiam a Nova Política Sobre Drogas executada pelo governo federal. Segundo Osmar Terra, iniciativas como esta devem ser exaltadas, pois oferecem apoio a um público muitas vezes invisível.

Miguel Tortorelli, presidente da Federação do Amor Exigente, ressaltou a nova política do governo, de enfrentamento ao uso de drogas, somado ao acolhimento e tratamento dos dependentes químicos. Neste ano, cerca de 11 mil vagas em comunidades terapêuticas foram financiadas pelo Ministério da Cidadania.

A Nova Lei de Drogas foi sancionada em junho pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre as modificações, ela estabelece ações mais rígidas contra o tráfico de drogas, prevê a internação involuntária de usuários para desintoxicação e reforça o trabalho das comunidades terapêuticas. Segundo o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, a aproximação de entidades como o Amor Exigente é fundamental para o sucesso da política.

O congresso da organização reúne cerca de 2 mil pessoas durante quatro dias. São voluntários, familiares e convidados, que terão a oportunidade de conhecer os caminhos de como lidar com seus desafios, visando a melhoria na qualidade de vida. Também na capital fluminense, o ministro Osmar Terra se reuniu com o prefeito Marcelo Crivella para discutir uma parceria para a promoção de ações de prevenção ao uso de drogas, de acolhimento e de atendimento de dependentes químicos na cidade. Eles também se reuniram com comunidades terapêuticas.

Ouça aqui (4’12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo