Parceria com Sindicato busca viabilizar produção sustentável na região do Córrego Ceroula

A Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) fechou parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), para contribuição no plano de manejo da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula). O A intenção do projeto é viabilizar atividades econômicas e sustentáveis na região do córrego, entre elas a exploração do turismo rural e as atividades ligadas à agropecuária.

Foto: Divulgação

Nesta primeira etapa do projeto precisamos entender e caracterizar o território, para que possamos fazer a proposição dos programas ambientais e do zoneamento interno. Temos como objetivo buscar a orientação para desenvolver o potencial que a APA tem como uma unidade de conservação e também conservar os recursos que tem no local de forma sustentável”, aponta o diretor de planejamento ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante.

A área ligada que o projeto corresponde é de aproximadamente 67 mil hectares. “Existe um potencial gigante na região. Há produtores eficientes e outros que precisam de informação para se tornarem sustentáveis em seu negócio. Nossa intenção é trabalharmos juntos, levando em formação e criando um canal de comunicação direta com esses produtores. Seremos a ponte para a informação”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

Temos o acompanhamento, assessoramento e participação direta do Conselho Gestor da Unidade de Conservação da APA, conselho esse que o Sindicato tem uma cadeira e tem contribuído e participado de forma efetiva durante muito tempo, reivindicando a elaboração desse plano”, destaca Giansante.

Para execução do projeto a Prefeitura de Campo Grande contratou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que levantará informações in loco, por meio dos professores e alunos.

Nesta fase estamos construindo esse plano de manejo e a ideia é fazer isso com a participação popular, de quem está dentro da APA”, esclarece o diretor da Planurb, que conta com o SRCG para a comunicação direta com o produtor rural da região.

A reunião com o SRCG contou com a participação da turismóloga, Lucilene Oshiro, que acompanha o projeto e desenvolve estratégias a fim de proporcionar o avanço da Apa Ceroula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo