Associação Comercial e Santa Casa promovem palestra sobre mobilidade urbana

O Conselho Político Social da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e a Santa Casa da capital realizam no dia 6 de agosto, às 19h, no auditório Carroceiro Zé Bonito, nas dependências do hospital, a palestra “Sociedade Civil Protagonista do Futuro da Cidade”, ministrada pelo engenheiro Silvio Barros.

O palestrante é consultor na área de Sustentabilidade, e consultor de Gestão Pública da empresa Solução Consultoria. Trabalhou 15 anos na Amazônia com desenvolvimento de produtos e destino de turismo sustentável. Foi secretário de estado de Turismo no Amazonas e no Paraná, e secretário de Desenvolvimento Urbano, também no Paraná. Foi ainda prefeito de Maringá, por duas gestões, quando implementou uma parceria com a sociedade civil organizada no planejamento e administração da cidade.

“Como será o mundo em 2025 ou 2030 e para o que as cidades deverão estar preparadas? Muitas cidades brasileiras estão revisando seus planos diretores para os próximos 10 anos. Problemas de mobilidade de hoje serão resolvidos de outra forma no futuro próximo. Carros compartilhados, veículos autônomos e mobilidade ativa e alternativa serão crescentes e o uso de veículo particular para transporte individual cada vez menor”, comentou o palestrante.

Ele chama a atenção para as necessidades dos novos meios de transporte nas próximas décadas. “Se vamos ter carros elétricos em breve andando por aí, será que a prefeitura vai exigir pontos de recarga nos prédios a serem aprovados daqui para frente, ou isso vai ficar só a critério da construtora? Onde em cada cidade serão os pontos de recarga que vão substituir os postos de gasolina? E os carros voadores que estarão operando no mundo já em 2025, por onde vão trafegar, e onde vão pousar e decolar? E a indústria 4.0, a economia circular e a economia digital vão impactar os empregos da cidade e as atividades produtivas de hoje? A bem sucedida experiência de Maringá, foi de que a sociedade organizada deve assumir o protagonismo do planejamento futuro que extrapola as gestões municipais. Este é o cenário que será discutido com lideranças de Campo Grande”, adiantou Barros.

A entrada será gratuita e o evento é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (67) 3322-4092 e 99177-2335.

Serviço: 

Palestra Sociedade Civil Protagonista do Futuro da Cidade

Data: 06 de agosto (terça-feira), 19h

Local: Auditório Carroceiro Zé Bonito – Santa Casa de Campo Grande

Informações: Gerência de eventos da Santa Casa – (67) 3322-4092 e 99177-2335

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo