Explosão e incêndio atingem embarcações no Rio Amazonas, no Amapá

Um barco explodiu na tarde desta quinta-feira (1º de agosto) em uma região conhecida como Igarapé da Fortaleza, em um trecho do Rio Amazonas, no Estado do Amapá, deixando duas pessoas feridas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pela Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), a explosão causou um incêndio que atingiu outras cinco embarcações, deixando-as destruídas e/ou seriamente danificadas.

Os dois feridos foram socorridos e encaminhados para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) de um hospital em Macapá, capital do Estado.

Barco explode no Rio Amazonas e fogo atinge outras embarcações – Foto: WhatsApp/Reprodução

Equipes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e enviadas para a região. Das seis embarcações atingidas, duas foram totalmente destruídas e quatro ficaram parcialmente danificadas.

As causas da explosão ainda são desconhecidas, mas já estão sendo apuradas pelas autoridades policiais competentes. Acredita-se que o manuseio incorreto de combustível tenha provocado a tragédia.

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam por cerca de 01h30min para controlar e debelar totalmente o incêndio. Após, eles realizaram o trabalho de rescaldo, com o objetivo de evitar que novos focos de fogo surgissem no local.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os feridos são dois homens, um de 39 anos e outro de 19 anos. Ambos tiveram 80% dos corpos queimados.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram mobilizados porque havia a suspeita de haver uma pessoa submersa na água do rio, mas ninguém foi encontrado.

Barco explode no Rio Amazonas e fogo atinge outras embarcações – Foto: WhatsApp/Reprodução

Segundo o major Manoel Nunes, do Corpo de Bombeiros, houve uma informação de que uma pessoa estaria desaparecida e que ela provavelmente teria caído no rio. Posteriormente, a informação foi desmentida.

Em nota distribuída à imprensa, o Governo do Amapá informou que duas vítimas ficaram feridas, e que ambas já foram identificadas. As duas vítimas, dois homens com idades de 19 e 39 anos, encontram-se internados em estado grave no Hospital de Emergência de Macapá.

O local onde ocorreu a explosão do barco fica localizado em uma região entre os municípios de Macapá e Santana, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), conhecida como Fazendinha.

Quando aconteceu a explosão, as embarcações que estavam nas proximidades de um posto de combustível, que funciona em uma balsa, na saída de um igarapé, as margens do Rio Amazonas, foram atingidas.

A balsa não chegou a ser atingida pelas chamas, mas todos tiveram que deixar o local rapidamente.

Uma equipe da Capitania dos Portos iniciou uma perícia no local para apurar e confirmar as reais causas do acidente.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo