Quer morar fora? A Austrália pode ser um bom lugar

A crise econômica que assola o Brasil, já há algum tempo, é bastante grave. São 13,2 milhões de desempregados (12,5% da população). O trabalho informal, aquele que não tem carteira assinada, também está em alta: são 37,3 milhões de pessoas nessa situação.

E, para agravar o cenário nacional, a perspectiva do crescimento do PIB também não é das melhores. O Ministério da Economia revisou a projeção de crescimento do PIB e reduziu para 0,81% – metade do estimado para o ano.

Com este cenário, muitos brasileiros têm pensado em morar fora do Brasil. E um dos países mais procurados é a Austrália, um dos mais ricos e desenvolvidos do mundo.

Quer conhecer um pouco mais as possíveis vantagens de morar na terra do canguru? Preparamos um guia sobre o país para te ajudar nesta escolha.


Foto: Divulgação

Dados sobre a Austrália

A Austrália é um país que fica na Oceania. É o sexto maior país do mundo com seus 7,7 milhões km². Localizado entre os Oceanos Pacífico e Índico, possui cerca de 25 milhões de habitantes.

Nas últimas 3 décadas, o país cresceu cerca de 3,1% por ano. Além disso, teve um equilibrado processo de distribuição da riqueza, o que colocou o país no terceiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

É válido lembrar também que a Austrália faz parte do Commonwealth, que reúne os países que, embora sejam independentes politicamente, são regidos por um mesmo chefe de estado, que, no caso, é a Rainha Elizabeth II.

Motivos para escolher a Austrália

Quer um lugar para aprender inglês? Quer uma natureza exuberante e um país onde é possível estudar e trabalhar? Bem, então, o seu país, definitivamente, é a Austrália.

Fluência em inglês

Um dos sonhos de quem quer fazer intercâmbio, é poder estudar uma língua estrangeira e se tornar fluente. E, embora o espanhol e o alemão estejam ganhando espaço, o inglês continua sendo a língua mais falada no mundo e uma das mais requeridas, por exemplo, pelo mercado de trabalho.

Quer ficar fluente em inglês? Na Austrália, existem diversos cursos intensivos para quem quer aprender a língua. Mas, se você não tiver tempo ou dinheiro para um curso dessa natureza, não se aperreie, porque é claro que o dia a dia será todo voltado para a conversação.

E é válido observar que o inglês que os australianos falam é bem característico, já que sofreu influência não apenas dos britânicos, mas também de diversas comunidades aborígenes que ajudaram a construir o país.

Possibilidade de estudar e trabalhar

A Austrália é um dos poucos países do mundo que permite que os imigrantes estudem e, no mesmo período das atividades acadêmicas, também desenvolvam atividades empregatícias. Ou seja, é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo por lá.

Para que as duas atividades possam ser realizadas, é necessário um visto de estudante compatível. Enquanto estiver em aula, é possível realizar até 20h semanais de trabalho. Já durante as férias, são 40h semanais de trabalho.

E os trabalhos informais são os mais comuns. Mas não se assuste: é possível fazer uma boa reserva de dinheiro com serviços como limpeza, vendas, office boy e babysitter, por exemplo.

Excelente qualidade de vida

Como dissemos, a Austrália tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, reflexo da boa distribuição de renda e da existência de diversos serviços que garantem o bem-estar social de seus habitantes.

O país possui um eficiente sistema de saúde chamado Medicare, que une características dos sistemas público e privado no atendimento à população. Quanto à segurança pública, os índices também são bons: a taxa de homicídios é uma das menores entre os países desenvolvidos.

Outro dado animador é quanto à boa taxa de empregabilidade, mesmo entre os imigrantes. Além disso, o país tem um dos maiores salários mínimos do mundo: são cerca de 9 dólares australianos por hora.

Natureza exuberante 

Você já deve ter visto na internet alguma brincadeira com os animais diferentes da Austrália, não é mesmo? Escorpiões, cobras, aranhas e crocodilos são muito comuns na Austrália.

Embora isso possa assustar, os imigrantes geralmente acabam aprendendo a lidar com essas situações.

Fato é que o país possui uma natureza exuberante. São praias de água cristalina, desertos e florestas de mata densa e selvagem. O clima também não é muito distante do que encontramos no Brasil, o que pode ser um facilitador na adaptação.

Convencido a dar uma chance para a Austrália? Agora é só fazer as malas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo