Maquiagem tem data de validade? Esclareça suas dúvidas

Muitas pessoas não podem ver um novo lançamento de cosméticos que já pensam em adquiri-lo. No entanto, ter diversas maquiagens em casa pode gerar um sério problema: perdê-las devido à data de validade.

Com o tempo, os cosméticos podem perder a função, ou então, ter a qualidade reduzida. Além disso, a cor e o odor desses itens também podem ser alterados, fazendo que o resultado esperado não seja mais alcançado e o produto afete a pele.

Então, fique ligado neste artigo para saber qual a data de validade de cada cosmético e como conservá-los por muito mais tempo!

Foto: Divulgação

Qual a data de validade das maquiagens?

No geral, as maquiagens possuem data de validade estimada de um a dois anos. No entanto, dependendo do tipo do cosmético, esse período pode se estender ou ser um pouco menor. Veja só:

Maquiagens com menos de um ano de validade

O prazo de validade de cada tipo de make não só é definido pela matéria-prima utilizadas, mas também, pensando na parte do rosto que você irá utilizar.

Máscaras de cílios, por exemplo, possuem um período válido curtíssimo, estimado de 3 a 6 meses, já que com o tempo, podem empelotar e causar danos à visão.

Após esse período, além de uma textura diferenciada, mais seca, dura e que prejudica a aplicação, essas máscaras podem facilitar a proliferação de fungos e bactérias.

Os gloss também um prazo de validade mais curto, de 6 a 12 meses. Isso se dá pelos compostos que estão presentes no produto, que possuem mais facilidade de evaporação, assim como os delineadores.

Vale lembrar, que os prazos de validade também estão atrelados à data em que o produto é aberto. Mas, isso não significa que um produto fechado não perca a qualidade após o prazo indicado pelo fabricante.

Maquiagens com mais de um ano de validade

Ao contrário do gloss, o batom já possui uma vida útil mais longa, estimada de 12 a 18 meses. Após esse período o produto poderá ficar com um cheiro ruim e mais seco, dificultando o uso.

As bases também possuem o prazo de validade mais longo. O uso desses produtos nas versões aquosas deve ser feito em até um ano. Já as bases oleosas podem durar por até 18 meses, assim como os delineadores.

Maquiagens com mais de dois anos de validade

Um dos tipos de maquiagem que podem ser utilizados por mais tempo é a sombra compacta. A utilização deste produto — de forma segura, é claro — pode ser feita por até 2 anos.

O mesmo acontece com os pós compactos, os iluminadores e os blush. Na verdade, a missão mais difícil quando o assunto são esses produtos, é tê-los até essa data, já que muitas vezes, são produtos utilizados diariamente.

Como saber quando a maquiagem venceu?

Além do cheiro e da textura diferente, as maquiagens também apresentam outros sinais de vencimento. Alguns deles são:

  • Perda de cor;
  • Formação de bolhas;
  • Quebraduras;
  • Dificuldade de aplicação;
  • Separação dos componentes,

Viu esses sinais na sua maleta de maquiagem? Bom, é hora de trocá-la!

Como conservar as maquiagens por mais tempo?

Você achou aquela sombra que combina perfeitamente com o seu tom de pele e cabe em qualquer tipo de ocasião? Bom, o melhor a ser feito é conservá-la da melhor forma.

Aqui, vão algumas dicas para garantir que você possa usá-la por muito mais tempo.

  • Feche bem a embalagem do produto após o uso;
  • Evite o contato da embalagem com a luz solar;
  • Mantenha em ambientes secos e sem umidade,
  • Tente deixar o produto aberto o menos possível.

Nos casos de herpes labial, é sempre recomendado cortar o batom. Mas, se você tiver receio de cortá-lo, você poderá mergulhá-lo no álcool. Porém, retirar a parte que teve contato com a boca é sempre o mais recomendado.

Já os casos de conjuntivite ou outra inflamação ocular, raspe a sombra e aponte bem o lápis. Caso você tenha utilizado alguma máscara de cílios e dias depois apareceu com algum probleminha no olho, o ideal é descartá-la.

E lembre-se, uma boa ideia também é marcar com uma etiqueta a data em que você começou a utilizar a maquiagem. Dessa forma, você sempre saberá até quando poderá utilizar o produto sem correr risco de algum problema dermatológico, além de saber a hora de renovar sua maleta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo