Trabalha no sistema home office? Veja dicas para escolher a cadeira ideal

O home office tem se tornado uma categoria muito popular de trabalho no Brasil. Embora ainda não exista uma estimativa precisa, fato é que esse sistema tem crescido muito, principalmente com o aumento de empregos informais ou no sistema de freelancer.

Nesse modelo de trabalho, é como se a sua casa se tornasse o seu próprio escritório particular. Dessa forma, é possível trabalhar com muito mais conforto e até flexibilidade de horários. É uma modalidade de emprego bastante popular e que se encaixa perfeitamente na vida moderna agitada do século XXI.

Apesar das suas vantagens, é necessário tomar alguns cuidados, como na escolha da cadeira ideal para as suas atividades. Dessa forma, você evita problemas como dor na coluna e nas costas.

Foto: Divulgação

A popularização do home office

Fenômeno popular no mundo todo, a modalidade de trabalho home office teve seu crescimento auxiliado pela popularização e desenvolvimento das redes de comunicação. Com a ajuda da internet, tablets, laptop e smartphones é possível estar conectado o tempo todo, em qualquer lugar do mundo.

São três as possibilidades de trabalhos que permitem que os colaboradores trabalhem na modalidade home office. Quando se é parte de uma empresa, quando se é freelancer ou empresário de um negócio pequeno, com sede na sua própria casa.

Home office no Brasil

Aqui no Brasil, algumas companhias mais tradicionais, implementam o sistema de home office de maneira rotativa entre alguns colaboradores. Apenas um, ou no máximo dois dias, são disponibilizados para essa modalidade.

Outras empresas mais modernas – normalmente no formato de startups – permitem uma maior flexibilização do local e horário de trabalho. Em tempos de alto índice de desemprego, o home office surge como alternativa e entra nas estatísticas como trabalho informal.

É válido lembrar que no Brasil, essa realidade ainda é um pouco distante para muitos trabalhadores. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, apenas 20% da população adota o home office – seja em tempo integral, seja alguns dias por semana.

Apesar de estarmos bem longe da China e seus 54% de população que seguem essa modalidade, o Brasil foi considerado o terceiro país do mundo onde o home office mais cresce a cada ano. Perdemos apenas para Singapura e China.

Escolhendo a melhor cadeira para o seu home office

Diferentemente do que muitas pessoas mais céticas podem achar, quem trabalha em casa não fica o dia inteiro de pijama largado no sofá. Essa visão está muito ultrapassada. A verdade é que é preciso disciplina para transformar sua casa em um escritório particular.

Alguns aspectos como manter o ambiente limpo e organizado, trocar de roupa, definir seus horários e pedir que as pessoas respeitem seus horários são essenciais para manter uma rotina produtiva.

Entretanto, não são os únicos pontos. Para garantir a melhor performance e a boa qualidade no seu home office, é necessário comprar uma boa cadeira.

Trabalhar em um local desconfortável faz com que terminemos o dia completamente doloridos e cansados, contrariando um dos pilares do home office. Por isso, é importante escolher a cadeira correta para manter seu corpo, sua coluna e sua mente funcionando da melhor forma possível.

Observe as opções de regulagens  

A primeira característica que você deve observar ao comprar a melhor cadeira para o seu ambiente de trabalho em casa é a existência de regulagens. As cadeiras atuais oferecem inúmeros tipos delas, o que permite que cada um se adapte da melhor maneira possível.

Uma regulagem que você deve se manter atento é a de altura. Ela é extremamente importante para evitar dores no pescoço e nos ombros. Trabalhar o dia inteiro na altura adequada -principalmente para quem fica o dia inteiro na frente do computador – é essencial para a saúde.

Ergonomia também merece atenção

Em segundo lugar, observe a ergonomia da cadeira. Esse aspecto é muito importante, pois interfere diretamente na qualidade do seu trabalho.

A postura ideal para se trabalhar é com os joelhos formando ângulo de 90 graus com a cintura, pés totalmente apoiados no chão e braços apoiados na cadeira. A cadeira escolhida deve te fornecer todos os itens para que você consiga se manter sentado dessa forma o dia inteiro de maneira confortável.

Fique atento a qualidade dos materiais

Por fim, fique muito atento à qualidade dos componentes da cadeira escolhida.  Optar por uma cadeira mais barata, mas não tão resistente, pode acabar sendo dinheiro jogado fora.

Se você investir em uma boa cadeira, que seja feita com itens de boa qualidade, ela vai durar vários anos e dar o conforto que você merece. Não pense com o bolso! Ter em mente que a cadeira é um instrumento de trabalho, é a melhor forma de encontrar uma ideal para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo