O que é a carta hipotecária e quando solicitar

Atualmente, há diversas formas de se obter um imóvel, como exemplo, há os pagamentos à vista e os parcelados, que chegam a exigir o adiantamento de um valor específico, equivalente a 10, 20 ou 30% do montante negociado.

Mas, nem sempre estes modelos agradam àqueles que estão à procura de ajuda para adquirir o imóvel dos sonhos. Para se adequar ao perfil de alguns investidores, os programas de financiamento imobiliário podem dar uma forcinha na hora de alavancar um negócio, ou para adquirir uma casa.

Conhecido por ajudar muitas pessoas que desejam comprar um bem de alto valor, a carta hipotecária se diferencia dos demais modelos de investimentos por favorecer tanto pessoas físicas (PF) quanto pessoas jurídicas (PJ).

Isso, porque o meio é uma forma de aderir a créditos para a compra de imóveis de qualquer lugar do país, desde que ele esteja com sua documentação em dia, além de ser reconhecido pelos órgãos reguladores.

Foto: Divulgação

O que é?

Carta hipotecária é uma espécie de crédito oferecido por instituições bancárias, para facilitar a compra de um bem, neste caso, um imóvel.

Como funciona?

O investidor adquire o imóvel, conforme combinado com a empresa que irá financiá-lo. No entanto, para garantir que tudo ocorra dentro da lei, o bem fica sob o nome da instituição até a quitação da dívida.

Normalmente, os valores deste tipo de negociação são acima de R$500 mil, onde o prazo de pagamento é fixado por cada instituição. O bem pode ser novo ou usado, uma vez que o crédito emprestado também é válido para reformas de residências e comércios.

Como solicitar?

É importante que o investidor se informe sobre os valores que mais se aproximam de sua realidade e modelo de negócio.

Uma segunda sugestão é procurar ajuda de pessoas que já realizaram a carta hipotecária, e procurar entender todo o cronograma, para não haver nenhum tipo de engano após a solicitação.

Depois disso, o primeiro passo é ir até à empresa de preferência e pedir uma análise de crédito para o financiamento. Caso haja um acordo, dependendo do valor da dívida, esta poderá ser parcelada em até 420 meses, ou seja, em até 35 anos.

Principais benefícios deste tipo de empréstimo

Como qualquer solicitação, a carta hipotecária oferece diversas vantagens, sendo que uma das principais desta opção é que não há um valor específico para financiar imóveis, desde que ele seja avaliado acima de R$500 mil.

A carta também é uma boa sugestão para empresários detentores de empresas de grande e pequeno porte, uma vez que o objetivo desta é ajudar a todos.

Outra vantagem desta opção, é que o cliente ganha mais tempo para se organizar conforme o valor investido, sem correr o risco de se preocupar com as parcelas, uma vez que elas são acertadas de acordo com a sua pretensão.

Desvantagens

Como qualquer outro modelo, o financiamento por meio da carta hipotecária é alvo de algumas desvantagens, como o valor mínimo do imóvel que deve ser a partir de meio milhão.

Outro ponto negativo, é que, muitas vezes, o financiamento é parcelado de acordo com os juros de cada instituição bancária, o que prejudica alguns devido os valores praticados por algumas empresas oscilam, podendo ser tornar alto ou baixo.

Em suma, a carta hipotecária é uma forma de adquirir um imóvel dentro das regulamentações nacionais, onde o investidor tem seus direitos respeitados, por meio de um acordo formal, ao ser concluído diretamente com a instituição bancária que assumirá o imóvel temporariamente até sua quitação.

Dessa forma, o modelo de financiamento visa facilitar todo o processo de compra, através de solicitações seguras e reconhecidas pela sua eficiência.

No entanto, é necessário que o investidor tenha ciência de todo o passo a passo da compra do bem. A medida é forma de evitar enganos e frustrações, que muitas podem ser divergentes com o bolso do comprador.

Em vista disso, estar por dentro deste e de qualquer outro tipo de investimento é o primeiro passo para que ter sucesso em um negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo