Demanda do consumidor por crédito aumenta 8,9% em todo o país, aponta Serasa Experian

Nordeste foi a região com maior crescimento em abril, com avanço de 17,7%

São Paulo (SP) – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito cresceu 8,9% em abril/19 frente ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com março deste ano, a alta da procura por crédito foi de 6,6%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a estabilidade da taxa de juros e da inflação, e a melhora do grau de confiança dos consumidores favoreceram o crescimento de demanda por crédito neste mês.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Com comparativo entre abril e março deste ano, a procura do consumidor por crédito apresentou variações positivas em todas as faixas de renda em abril/19, com destaque para o avanço de 8,1% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. A comparação anual, entre abril de 2018 e 2019, também apresentou variações positivas. Confira a tabela completa abaixo:

Análise por região

Na comparação com março/19 houve avanços da demanda por crédito em todas as regiões do país em abril deste ano, sendo que o Nordeste foi a que teve maior crescimento, de 14,1%. A região também foi destaque na análise com o mesmo mês do ano anterior, com aumento de 17,7%. Confira a tabela:

A série histórica deste indicador está disponível em www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

SERVIÇOS GRATUITOS

Educação Financeira: uma aliada do crédito consciente

A sustentabilidade corporativa faz parte do DNA da Serasa Experian, que acredita que mobilizar a sociedade em torno de causas relevantes, assim como promover transformações socioeconômicas e socioambientais efetivas compõem seu papel de empresa cidadã.

Para auxiliar os consumidores a tomarem decisões financeiras conscientes, a Serasa criou o Serasa Ensina, uma plataforma de educação financeira 100% gratuita para ajudar os brasileiros a entender sobre finanças, negociar suas dívidas, aumentar sua pontuação de crédito, conseguir crédito e muito mais. Atualmente o conteúdo está disponível no um site www.serasaconsumidor.com.br/ensina/ que tem mais de 1,4MM de acessos mensais e no canal no youtube que já tem mais de 100 mil inscritos (www.youtube.com/user/SerasaConsumidor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo