‘Crítica Literária’ é o tema da palestra aberta de Ana Maria Bernardelli na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

(A pauta integra o Chá Acadêmico que acontece na quinta 25/7)

Ana Maria Bernardelli – Foto: ASL/Arquivo

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realizará o seu “Chá Acadêmico” deste mês na quinta-feira (25/7), a partir das 19h30min, na sede da instituição: Rua 14 de Julho, 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande. Sempre apresentando uma concisa e interativa palestra neste evento mensal aberto, a Academia programou uma imperdível pauta para esta edição e, assim, convidou a professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli, que explanará sobre o sugestivo tema: “Afinal, para que serve a Crítica Literária”. Haverá também, na abertura artística, uma breve apresentação do músico/cantor Zé Du, que mostrará três canções especialmente selecionadas para o momento.

Natural de São Paulo e residente em Campo Grande há 27 anos, Ana Maria Carneiro Bernardelli cursou primeiramente Ciências Sociais na Unesp, mas o curso de Letras foi a sua paixão – graduou-se em 1975, e desde então atuou como professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa. Em Campo Grande, trabalhou com os padres salesianos e em várias escolas da rede particular. Há mais de 40 anos, leciona Produção Textual e ensina em cursos preparatórios para concursos públicos e para vestibulares do país. É musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro e formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy, França. Publicou em 2014 acoletânea de poemas Emoções gota a gota e, em seguida, organizou com o poeta Fábio Gondim as coletâneas: 101 Reinvenções, com poetas do Mato Grosso do Sul, 101 Reinvençõezinhas (poemas infantis), e Antologia de contos e crônicas Prosas e segredos da Morena. Publicará este ano uma Antologia de Contos Infantis com a participação de 38 escritores do estado, e o 102 Reinvenções com poetas do MS e do Brasil.

Enfim, a beletrista Ana Maria Bernardelli intitula-se uma professora amante da Literatura e das Artes, sempre disposta a divulgar o que de melhor temos em MS. Também estudiosa da Crítica Literária, que se tornou mais uma de suas paixões, ela assim resume no tocante ao tema sobre o qual discorrerá na ASL: “A fala será mais uma reflexão do que uma ‘palestra’ propriamente dita. A intenção é que se reflita acerca do caminhar da Crítica Literária ao longo da vida nacional e como o contexto sociocultural tem influência sobre o estilo, ou melhor, modus operandi dos críticos brasileiros e dos inúmeros instrumentos disponíveis para a divulgação literária. E ainda como a literatura é recebida, de modo inovador, por ‘nichos’ do mercado, o que constitui um fenômeno social acima do literário”.

Com 47 anos de fundação, história e atividades literoculturais, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Sempre aberto e sem fins lucrativos, o evento mensal ‘Chá Acadêmico da ASL’ integra um dos programas culturais da entidade, apresentando sempre um convidado de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo