Sicredi apoia Dia C com ações que colaboram com a comunidade

Dia de Cooperar, celebrado em 06 de julho, promoverá iniciativas de cunho social nas comunidades onde atua a instituição financeira cooperativa

Por mais um ano, o Sicredi apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data considera ações de responsabilidade social do cooperativismo, que transformam a realidade das comunidades por meio da prestação de serviços.

Este ano, o Dia de Cooperar (Dia C) será realizado em 06 de julho, e os voluntários contarão com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, ações em saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Foto: Divulgação

No Mato Grosso do Sul a celebração desse movimento ocorre a partir das 13 horas no Parque Ayrton Senna, Campo Grande. A programação contará com serviços gratuitos de cidadania, educação, saúde e beleza. No Mato Grosso do Sul, 25 cooperativas e 1200 voluntários pretendem beneficiar 6.000 pessoas apenas na celebração.

O período da manhã haverá a entrega de cerca de 200 kg de alimentos ao Projeto Som & Vida, que existe desde 2010, atualmente atende 190 crianças e adolescentes de 04 a 18 anos e oferece acesso às aulas de ballet, aulas de musicalização, instrumentalização e proporciona a oportunidade de participar da Orquestra do Projeto. No DIA C, serão realizadas várias ações, dentre elas, palestras de Educação Financeira, “contação” de histórias com fantoches, será promovido também um café da manhã.

Em Dourados, em intercooperação com outras cooperativas, a ação será na Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos, Distrito de Macaúba, Dourados/MS. No período da manhã, haverá várias atividades, como gincanas e torneios com os alunos, despertando em todos a importância do voluntariado. Além da entrega formal da reestruturação da biblioteca da escola, feita em conjunto com todas as cooperativas participantes.

Foto: Divulgação

Em São Gabriel, na manhã do dia 5, no Parque Ecológico Águas do Guarani, em parceria com outras cooperativas, haverá uma manhã recreativa com as crianças da Escola Fabiano de Cristo e da Comunidade Kolping São Francisco de Assis. Com uma programação diversificada, ocorrerá apresentação de capoeira e Jiu Jitsu, vários brinquedos como cama elástica, tombo legal, tobogã. Além de pintura facial, cortes de cabelo e outros serviços.

As iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Por meio do movimento Dia de Cooperar, as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas em dez anos.  Por todo o Brasil, o Sicredi utilizará a sua rede e seu relacionamento próximo às comunidades para realizar ações como oficinas sobre gestão financeira, encenações teatrais e prestação de serviços em geral.

Sobre o Dia C – O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil.

Números – Em 2018, 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo, talento e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação, o meio ambiente e que estão alinhadas aos ODS da ONU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo