De luxuosos a elétricos: confira os SUVs que chegam no segundo semestre de 2019

Tem inglês, japonês, chinês e alemão na lista; opções para todos os gostos e para bolsos recheados

Hyundai Santa Fe de nova geração chega em breve (Foto: divulgação)

Hyundai Santa Fe de nova geração chega em breve (Foto: divulgação)

Se você está pensando em trocar de carro no segundo semestre e sua aposta são os SUVs, saiba que há muitas novidades pintando no mercado brasileiro a partir de julho. A lista passa por modelos com muito luxo e tecnologia até novidades que aderem a tendência dos eletrificados. Confira o que vem por aí a partir de julho.

Land Rover Evoque (híbrido) (Foto: Divulgação)

Land Rover Evoque (híbrido) (Foto: Divulgação)

Land Rover Range Rover Evoque

O novo Land Rover Range Rover Evoque chega às lojas no fim de julho, inicialmente apenas na versão de todo R-Dynamic HSE, por R$ 321.900. A segunda geração do SUV será equipada com motor 2.0 biturbo de 300 cv e 40,8 kgfm de torque, além de câmbio de nove marchas. A novidade no trem de força é a tecnologia híbrida leve, que recupera a energia de desacelerações e ajuda a economizar até 6% de combustível. Mais para o fim do ano chegam as versões flex, mas não espere opções a diesel, que foram descartadas por terem pouca saída.

Discovery Sport vai receber facelift ainda no final deeste ano (Foto: Divulgação/Land Rover)

Discovery Sport vai receber facelift ainda no final deeste ano (Foto: Divulgação/Land Rover)

Land Rover Discovery – Facelift

Outra novidade da Land Rover para 2019 é a versão reestilizada do Discovery Sport, que continua sendo fabricado no Brasil, mais precisamente em Itatiaia (RJ). O utilitário esportivo ficará com visual mais parecido com o do Discovery, com faróis mais finos, nova grade, lanternas de LEDs e novo para-choque traseiro. Apesar de na Europa a quantidade de versões ser ampla, com até uma opção híbrida plug-in, por aqui o Discovery Sport deve manter as atuais motorizações 2.0 turbo flex de 240 cv e 2.0 diesel com versões de 180 cv ou 240 cv, todas acopladas a um câmbio automático de nove marchas.

Hyundai Santa Fe ficou mais moderno no visual e no motor (Foto: divulgação)

Hyundai Santa Fe ficou mais moderno no visual e no motor (Foto: divulgação)

Hyundai Santa Fe

O novo Hyundai Santa Fe, que estava prometido para o início do ano, deve chegar só agora no segundo semestre. Apesar de a coreana falar em quarta geração do modelo, a plataforma é a mesma, mas reforçada com aços de alta resistência para aumentar a rigidez torcional em 15%. O design ficou bem mais moderno que no antecessor e há mais tecnologia embarcada. Para o mercado brasileiro, o SUV terá motor 3.5 V6 de 280 cv (mais moderno que o atual 3.3 de 270 cv). O câmbio é CVT e o sistema de tração é integral.

Jimny Sierra japonês vai conviver com o Jimny feito em Anápolis (GO) (Foto: divulgação)

Jimny Sierra japonês vai conviver com o Jimny feito em Anápolis (GO) (Foto: divulgação)

Suzuki Jimny Sierra

Em vez de substituir o atual Jimny, fabricado em Goiás, pela versão importada do Japão, a Suzuki resolveu que as duas gerações do jipinho vão conviver juntas no mercado brasileiro – pelo menos no início. Para isso o novo Jimny adotou o sobrenome Sierra a fim de se diferenciar do modelo nacional. O SUV será motor 1.5 de 102 cv e 13,3 kgfm de torque – evolução frente ao atual, que traz um 1.3 de 85 cv e 11,2 kgfm – e sistema de tração integral mais moderno. Segundo a montadora, os preços aumentarão em cerca de 20% se comparados aos do Jimny “made in Brazil”.

Cayenne Coupé desembarca aqui no último trimestre em três versões (Foto: Divulgação)

Cayenne Coupé desembarca aqui no último trimestre em três versões (Foto: Divulgação)

Porsche Cayenne Coupé

Prometido para desembarcar no Brasil entre outubro e dezembro deste ano, o Porsche Cayenne Coupé chegará em três versões de acabamento: básica, S e Turbo. O primeiro traz motor 3.0 V6 turbo de 340 cv, enquanto a segunda tem a mesma motorização, mas com dois turbos, o que eleva a potência para 440 cv. Já a Turbo vem equipada com um 4.0 V8 biturbo, que chega aos 550 cv de potência máxima. O preço inicial estimado é de R$ 450 mil, podendo chegar aos R$ 800 mil no topo de linha.

Tiggo 8 leva sete passageiros e será produzido no Brasil (Foto: Divulgação)

Tiggo 8 leva sete passageiros e será produzido no Brasil (Foto: Divulgação)

Tiggo 8 leva sete passageiros e será produzido no Brasil (Foto: Divulgação)

Tiggo 8 leva sete passageiros e será produzido no Brasil (Foto: Divulgação)

Chery Tiggo 8

Você acha que já temos Tiggos suficiente no mercado? A Chery acha que não, por isso outra novidade prometida para o segundo semestre de 2019 é o Tiggo 8, SUV para sete ocupantes que também será produzido em Anápolis (GO), ao lado de Tiggo 5x e Tiggo 7, e será o topo de linha da marca por aqui. Diferentemente dos “irmãos”, o modelo não será equipado com motor 1.5 turbo de 150 cv, mas com um novo 1.6 turbo com injeção direta de combustível e 197 cv de potência. A transmissão de dupla embreagem e sete marchas será mantida.

Além de reestilizado, RX 2020 chega com motorização híbrida (Foto: Divulgação)

Além de reestilizado, RX 2020 chega com motorização híbrida (Foto: Divulgação)

Lexus RX Híbrido

Mantendo a promessa de ser a primeira marca com uma linha totalmente híbrida atuando no Brasil, a Lexus vai aproveitar a recente reestilização do RX para importá-lo não só com visual novo, mas também na opção mais limpa. O maior SUV vendido pela marca no país era oferecido apenas com motor a gasolina. A versão 450h combina um 3.5 V6 a um trio de propulsores elétricos, entregando uma potência combinada de 308 cv – pouco mais que as duas opções atualmente oferecidas no país, a 350L e a 350 F-Sport. Ambas são equipadas com um 3.5 V6 que entrega 296 cv e 305 cv, respectivamente.

Topo de linha entre os SUVs da BMW, X7 tem luxo e espaço de sobra (Foto: Divulgação)

Topo de linha entre os SUVs da BMW, X7 tem luxo e espaço de sobra (Foto: Divulgação)

BMW X7

O X7, maior e mais caro SUV da BMW, estreia no segundo semestre deste ano no Brasil, mas ainda não há previsão de mês. O grandalhão tem medidas exageradas para levar sete pessoas: são 5,15 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,80 m de altura e entre-eixos de 3,10 m. Apenas o porta-malas é modesto, com 326 litros. Serão três opções de motores oferecidos no X7, mas a BMW ainda não divulgou quais chegarão às ruas brasileiras. Haverá um V8 de 462 cv e um seis-cilindros de 340 cv, ambos a gasolina, e um seis-cilindros diesel com potências de 265 cv e 400 cv. Entre as inúmeras tecnologias se destaca o assistente pessoal da marca, que “conversa” com o motorista.

Audi e-tron é o primeiro SUV elétrico da marca alemã (Foto: Divulgação)

Audi e-tron é o primeiro SUV elétrico da marca alemã (Foto: Divulgação)

Audi e-tron

Primeiro SUV totalmente elétrico da Audi, o e-tron foi prometido para desembarcar ainda em 2019 no Brasil. O carro tem dois motores elétricos, um de 168 cv no eixo dianteiro e um de 188 cv no traseiro – a potência combinada é de 355 cv, mas pode chegar a 402 cv no modo boost. Com esse conjunto, o SUV pode chegar aos 100 km/h em 5,7 segundos. Segundo a alemã, a autonomia máxima é de 400 km. Uma das grandes inovações do modelo é a ausência dos retrovisores externos nas versões de topo, que foram substituídos por câmeras de alta resolução que exibem as imagens em telas na parte superior da porta. O valor estimado para o elétrico é de aproximadamente R$ 500 mil.

Q8 terá motor V6 com tecnologia híbrida leve de 340 cv (Foto: Divulgação)

Q8 terá motor V6 com tecnologia híbrida leve de 340 cv (Foto: Divulgação)

Audi Q8

Apesar de menor e mais baixo que o Q7, o Q8 é o SUV topo de linha da Audi e deve chegar ao Brasil ainda neste ano. As medidas são generosas: 4,99 m de comprimento, 2 m de largura, 1,71 m de altura e quase 3 m de entre-eixos. Já o porta-malas carrega até 605 litros. O modelo tem motor 3.0 V6 de 340 cv que conta com tecnologia híbrida leve, além de câmbio automático de oito marchas. Até o preço já foi divulgado: R$ 509 mil.

IEV40 atrasou e ficou mais caro, mas primeiras unidades chegam em julho (Foto: Divulgação)

IEV40 atrasou e ficou mais caro, mas primeiras unidades chegam em julho (Foto: Divulgação)

JAC iEV40

Depois de sequenciais atrasos – e aumentos de preço – o primeiro carro elétrico da JAC Motors vai, finalmente, estrear em julho no Brasil. O iEV40 – baseado no T40 – é equipado com motor elétrico alimentado por uma bateria de 40 kWh capaz de desenvolver 115 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, o modelo acelera até 100 km/h em 11 segundos e atinge 130 km/h de velocidade máxima. O elétrico vai enfrentar a concorrência de Chevrolet Bolt, Renault Zoe e Nissan Leaf.

T60 chega até o fim do ano com preço entre R$ 100 mil e R$ 110 mil (Foto: Divulgação)

T60 chega até o fim do ano com preço entre R$ 100 mil e R$ 110 mil (Foto: Divulgação)

JAC T60

A JAC prepara um rival direto para o CAOA Chery Tiggo 7. O T60, chamado de Refine S4 na China, chega no segundo semestre com porte de Compass: são 4,41 metros de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, além de 1,80 m de largura e 1,66 m de altura, praticamente as mesmas dimensões do Jeep. Quem move o SUV é o 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque. A transmissão é CVT e a tração, dianteira. Ainda é prematuro falar de preço, mas espere algo entre R$ 100 mil e R$ 110 mil – os JAC, e chineses em geral, são conhecidos pelo bom custo-benefício.

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