Em ritmo de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, campeã mundial de SUP Wave Nicole Pacelli é uma das grandes atrações no Neutrox Weekend, em Itacaré

Competição exclusiva para mulheres começa sexta-feira na paradisíaca Praia da Tiririca

Em ritmo intenso de preparação para buscar uma inédita medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, a campeã mundial de Stand Up Paddle (SUP) Wave, Nicole Pacelli, é uma das grandes atrações no Neutrox Weekend, neste final de semana na paradisíaca Itacaré, no litoral baiano. O evento exclusivo para mulheres será realizado de sexta-feira a domingo (7 a 9) na Praia da Tiririca, reunindo atletas do surf, em mais uma etapa do Brasileiro, e do SUP, ambas com premiação em dinheiro.

Campeã mundial de SUP Wave duas vezes em 2013, tanto no APP World Tour, quanto no ISA World SUP Championship, e novamente indicada esse ano ao prêmio da maior onda surfada por uma mulher pela World Surf League (WSL), com uma montanha de água impressionante em Jaws, no Havaí, Nicole é um dos ícones feminino e agora chega a mais um importante desafio. No final de julho representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com chances reais de medalha, nas ondas de Punta Rocas.

Nicole Pacelli no Havaí – Foto: Lapo Coutinho

“Estou confiante! Meu objetivo é conseguir uma medalha para o Brasil. Esse vai ser o maior evento da história do SUP até agora e fico muito honrada de poder representar o nosso País em uma disputa dessa importância”, destaca. “Quando eu comecei, há mais de dez anos, nunca pensei que o SUP estaria no ciclo olímpico. Fico muito feliz de fazer parte dessa história”, diz a surfista.

Antes de buscar a medalha, Nicole estará em Itacaré, prestigiando o evento da Neutrox, sua patrocinadora, e de quebra, ainda poderá competir em sua modalidade. “Vai ser a primeira vez que o SUP estará no Neutrox Weekend em Itacaré e estou super animada porque nunca competi lá. Eu nunca surfei na Tiririca, também será a primeira vez e a onda parece cavada e rápida, mas eu gosto”, afirma

“Acho que será um bom treino para o Pan, o melhor treino para um campeonato é correndo baterias e o Neutrox Weekend vai ser a minha última competição antes de embarcar para o Peru”, conta a atleta de 28 anos, que também acumula cinco títulos brasileiros na categoria.

Nicole Pacelli no Havaí – Foto: Lapo Coutinho

Como uma das “embaixadoras da marca”, Nicole faz questão de ressaltar os diferenciais do Neutrox Weekend, que está em sua terceira temporada seguida, a segunda vez em Itacaré. “É um evento único! A Neutrox é um grande exemplo para todas as marcas do Brasil, ela realmente acredita no esporte e investe no surf feminino!”, exalta a atleta, também evidenciando o apoio às competidoras, incluindo tops do Mundial como Silvana Lima e Chloé Calmon.

“Patrocina surfistas que realmente vivem do esporte e precisam de suporte para ir atrás de títulos mundo afora representando nosso País. Além disso, dá valor para as três categorias da mesma forma, o surf, o longboard e o SUP. É muito difícil ver isso no nosso País, ainda mais no esporte feminino. Acho que se as marcas seguissem o exemplo da Neutrox, a situação do surf feminino no Brasil estaria muito melhor”, constata.

ONDAS GIGANTES – Filha e namorada de conhecidos big riders, Nicole não só se destacou no SUP Wave como nas ondas gigantes. A primeira influência veio do pai, Jorge Pacelli, e depois ganhou consistência com o companheiro de vida e aventuras no mar, Lapo Coutinho. O sonho é se dedicar integralmente a enfrentar ondas gigantes e participar do Circuito Mundial da modalidade. A carreira vai sendo bem encaminhada, tanto que já foi finalista do prêmio máximo, O BIG Wave Awards, organizado pela WSL.

Nicole Pacelli no Havaí – Foto: Lapo Coutinho

Em 2017, de melhor performance feminina e esse ano, finalista em duas categorias, da maior onda surfada por uma mulher, ficando em segundo lugar e novamente melhor performance. “Eu sempre gostei de ondas grandes, no começo foi por influência do meu pai e depois acabei me identificando. Foi algo natural. Mas eu comecei a me dedicar mais depois do primeiro campeonato feminino da WSL, em Jaws. Queria participar daquele evento de qualquer jeito e uma forma de ser convidada era estar no Big Wave Awards”, lembrou.

“Então comecei a me focar mais e fui indicado para o prêmio em 2017, conseguindo a vaga de alternate. Fui chamada também no ano seguinte, 2018, mas estava competindo um campeonato de SUP na China, e não pude participar. Aí, fui focada para o Havaí para entrar no Big Wave Awards 2019 e garantir minha vaga no próximo evento. Acabou que fui finalista em duas categorias, “maior onda surfada por uma mulher” e “melhor performance feminina”. Dessa vez, quando eu for chamada para o WSL Big Wave World Tour, vou de qualquer jeito (risos)”, anuncia.

Nicole Pacelli em Maresias – Foto: Pedro Abreu

RANKING BRASILEIRO – Na disputa de SUP, as atletas participantes disputarão a premiação de R$ 3 mil. Já no surf, serão R$ 15 mil no total, além dos pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que oficializa o evento. Esse ano, o Neutrox Weekend terá duas etapas, com a final na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. Junto com as competições, o encontro na Praia da Tiririca terá muitas atrações abertas ao público e gratuitas, com aulas de yoga, muay thai e zumba e também ativações com projetos sociais e ambientais como o Recicla Itacaré e a neutralização do carbono emitido durante a produção e execução do evento, através da compensação de CO2 dentro do programa da Sustainable Carbon, empresa especializada no segmento.

O Neutrox Weekend é uma realização da Abrasp, com patrocínio da Neutrox. A etapa de Itacaré tem o copatrocínio de Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos e apoios da Prefeitura de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo