Blitz conscientiza população sobre violência contra mulher

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulher, o Programa AABB Comunidade e Polícia Militar de Rio Verde, realizaram na manhã da última segunda-feira (03/06/2019), uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar a população e alertar sobre a violência contra a mulher em Rio Verde de MT.

A blitz educativa aconteceu na avenida Eurico Sebastião Ferreira e durante as abordagens, foram distribuídos panfletos e folders, informativos, orientando e conscientizando a comunidade em geral para o alto índice de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Foto: Paulo Sergio

A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Rio Verde, Elisângela Martins, ressalta a importância da realização de campanhas envolvendo a sociedade, a partir de ações de impacto social de conhecimento e divulgação dos direitos e garantias das mulheres. “ O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade, divulgando os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia pois a violência sofrida pelas mulheres muitas vezes leva à morte violenta,” finaliza  Elisângela Martins.

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelos telefones 190 (Polícia Militar) e 180 (Central de Atendimento à Mulher).

A campanha é de iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que instituiu o dia primeiro de junho como o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”. Com o slogan “Combater o feminicídio tem a ver com todos nós”, o movimento se pauta na sensibilização da sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, que muitas vezes leva à morte dentro de seus próprios lares.

No Estado a violência contra mulheres ocupa a ocupa a 9ª posição dentre os 27 estados do País no quesito de mortes violentas de mulheres (Mapa da Violência, 2015) e a 2ª posição no quesito de estupros ou tentativas de estupros (9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2015).

Para mudar esse quadro a SPPM atua na prevenção e o combate à violência contra as mulheres, o atendimento à mulher em situação de violência e a garantia dos seus direitos. Com palestras, rodas de conversas, seminários, panfletagens, a Subsecretaria leva à população informações para prevenção e também divulgação dos canais de denúncias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo