Katana vence duas regatas e lidera Classe C30 em Ilhabela

Com vento sul, barco de Florianópolis ganhou as duas regatas do fim de semana e assumiu a liderança da 2ª Etapa da Copa Suzuki de Vela Oceânica

Flotilha de C30 na boia (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

São Paulo (SP) – Katana Portobello, de Florianópolis, saiu na frente na 2ª Etapa da Copa Suzuki de Vela Oceânica com duas vitórias nas duas primeiras regatas deste fim de semana em Ilhabela. eCycle +Realizado e Kaikias Maserati dividem a segunda colocação, seguidos por Caiçara e Caballo Loco. Vento sul entre 8 e 11 nós (20 km/h) possibilitou regatas em meio ao Canal de São Sebastião. A etapa considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela será concluída no próximo fim de semana (08 e 09/6).

A tripulação comandada pelo catarinense Cesar Gomes Neto dominou as duas regatas de sábado, chegando à frente do eCycle +Realizado na primeira prova e do atual tetracampeão Caiçara na segunda. As regatas previstas para domingo foram canceladas por falta de vento. A variação nas posições comprova o equilíbrio na Classe C30. O líder Katana, por exemplo, foi o quatro colocado na primeira etapa, em março, vencida pelo Caballo Loco, que agora obteve quarto e quinto lugares.

“O Katana foi sem dúvida o melhor barco. Largou muito bem nas duas regatas e soube manter a liderança em todas as pernas. Nós, do Caballo Loco, também fizemos boas largadas, mas o barco mostrou que não anda bem no vento fraco, precisa de alguns ajustes. De qualquer forma, tivemos disputas acirradas com Caiçara e Kaikias. A presença dos umpires na raia (juízes embarcados em botes) manteve a flotilha mais calma. Foi um fim de semana emocionante e divertido”, avaliou o comandante Mauro Dottori.

Katana Portobello (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Em relação a etapa de abertura da Copa Suzuki, eCycle +Realizado foi o barco que mais evoluiu, saltando da quinta para a segunda colocação. “Na primeira regata, mesmo largando escapados, conseguimos nos recuperar e cruzar a linha de chegada em segundo lugar, brigando com o Katana”, contou Ricardo Apud, trimmer da embarcação.

Na segunda prova, a estratégia do vice-líder da etapa foi procurar repetir os acertos da primeira. “Optamos novamente por largar do lado direito da raia, próximos ao Katana. Na perna de popa velejamos bem com o balão (vela de proa) e montamos a boia à frente do Caiçara, mas depois, eles e o Kaikias nos ultrapassaram. A C30 é assim, disputa o tempo todo”, resumiu Apud,responsável pela regulagem nas velas do eCycle +Realizado.

Nas demais classes em disputa no Circuito Ilhabela, os seguintes barcos lideram a segunda etapa: Azzurro (HPE 25), Kamaiurá (Clássicos), Triton (RGS) e Asbar Total Balance (IRC). A 19ª edição da Copa Suzuki terá quatro etapas até dezembro. Os barcos se preparam também para a Semana de Vela de Ilhabela, de 13 a 20 de julho.

eCycle +Realizado (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Classificação da Classe C30 após duas regatas 

1 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto: 1+1 = 2 pontos perdidos

2 – eCycle +Realizado – José Luis Apud: 2+4 = 6 pp

3 – Kaikias Maserati – Eduardo Mangabeira: 3+3 = 6 pp

4 – Caiçara – Airton Schneider: 5+2 = 7 pp

5 – Caballo Loco – Mauro Dottori: 4+5 = 9 pp

Caballo Loco (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Calendário 2019 da Classe C30

1º,2 e 8,9
de junho
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm Up 
13 a 20 de julho 46ª SEMANA DE VELA DE ILHABELA

Campeonato Brasileiro de C30

14,15 e 21,22
de setembro
XIX CIRCUITO ILHABELA
3ª Etapa Copa Suzuki 
23,24 e 30 de novembro
e 1 de dezembro
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e

XIX Regata Volta à Ilhabela

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo