Classe C30 inicia Warm Up para Semana de Vela de Ilhabela

Barcos de oceano competem nos dois próximos finais de semana pela 2ª Etapa da Copa Suzuki; Caballo Loco defende liderança apertada

Líder Caballo Loco (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

São Paulo (SP) – Na primeira etapa da temporada do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Suzuki, a Classe C30 foi responsável pelas regatas mais acirradas. Não faltou emoção na raia com os barcos disputando casco a casco cada metro de oceano.  A classificação parcial comprova o equilíbrio. Caballo Loco e Kaikias Maserati encerraram a etapa com 13 pontos perdidos, o que aumenta a expectativa para o chamado Warm Up, a partir deste sábado, 1º de junho, com sede no Yacht Club Ilhabela.

No desempate, a vantagem é do Caballo Loco porque o barco comandado por Mauro Dottori obteve um segundo lugar a mais em relação ao Kaikias Maserati, de Eduardo Mangabeira. Em oito regatas, cada uma das duas tripulações conquistou três vitórias. O terceiro colocado, Caiçara, com 15 pontos, venceu uma regata, a exemplo do Katana Portobello, de Florianópolis. Barracuda e eCycle +Realizado completaram a flotilha.

Kaikias Maserati (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Atual tetracampeã da Copa Suzuki, a bem entrosada tripulação do Caiçara está ansiosa para retornar à raia. “O intervalo entre a primeira e a segunda etapas é muito longo. Estamos esperando pelo Warm Up há tempo. A previsão para o fim de semana é de vento sul e as regatas devem ser novamente muito disputadas”, afirma Carlos Ney Ribeiro, responsável pela secretaria do Caiçara.

O experiente velejador destaca a proximidade dos rivais na classificação geral do campeonato. “Nossos principais concorrentes estão apenas dois pontos à frente. Está tudo aberto. O legal da Classe C30 é justamente isso, não há favoritos. Além de os barcos serem iguais, todas as tripulações são muito boas. Será um belo aquecimento para a Semana de Vela de Ilhabela (13 a 20 de julho)”, define Carlos Ney.

Com a chegada de uma frente fria no fim de semana, o vento previsto de sul a leste deve variar entre 8 e 15 nós (15 a 28 km/h). Se prevalecer o sul, as regatas serão no meio do Canal de São Sebastião. Os líderes nas demais classes são: Ginga (HPE 25), Asbar Total Balance (IRC), Zeus (RGS) e Kamaiurá (Clássicos). O XIX Circuito Ilhabela de Vela Oceânica terá quatro etapas até dezembro de 2019.

Tripulação do Caiçara (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Classificação da Classe C30 após oito regatas (um descarte)

1 – Caballo Loco – Mauro Dottori: 1+1+(4)+2+2+4+1+2 = 13 pp

2 – Kaikias Maserati – Eduardo Mangabeira: (4)+2+2+1+3+1+3+1 = 13 pp

3 – Caiçara – Airton Schneider: 2+2+1+3+1+2+(7-DSQ)+4 = 15 pp

4 – Katana – Cesar Gomes Neto: 3+1+3+(4)+4+3+4+3 = 21 pp

5 – eCycle +Realizado – José Luiz Apud: (5)+3+5+5+5+5+2+5 = 30 pp

6 – Barracuda – Humberto Diniz: 6+(7-DNF)+7-DNC+6+6+6+5+6 = 42 pp

Largada da C30 (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Calendário 2019 da Classe C30
1º,2 e 8,9
de junho
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm Up
13 a 20 de julho 46ª SEMANA DE VELA DE ILHABELA

Campeonato Brasileiro de C30

14,15 e 21,22
de setembro
XIX CIRCUITO ILHABELA
3ª Etapa Copa Suzuki
23,24 e 30 de novembro
e 1 de dezembro
XIX CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e

XIX Regata Volta à Ilhabela

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo