Fados ao vivo e palestra sobre Fernando Pessoa marcam evento aberto da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nesta quinta

Cantora fadista Kelly Escobar e palestrante Silvio Santana são os convidados da ASL

Cantora Kelly Escobar – Foto: ASL/Divulgação

Será nesta quinta-feira 30, a partir das 19h30min, o evento cultural “Chá Acadêmico” da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, cuja pauta traz sugestiva palestra do ativista cultural, poeta e compositor Sílvio Santana, que explanará sobre o tema: “Não sei quantas almas tenho – A diversidade do pensamento na obra de Fernando Pessoa”, e na abertura especial um pocket show musical ao vivo da cantora (e fadista) Kelly Escobar, acompanhada pelo músico Mestre Galvão – no repertório, fados típicos como “Lisboa Antiga, “Foi Deus” e “Fado Loucura”.

Declarado, pela Unesco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Fado é a mais simbólica das canções portuguesas e foi muito divulgado na voz de Amália Rodrigues, cantora lisboeta que ficou conhecida mundialmente como a Rainha do Fado. Já o poeta Fernando Pessoa, um dos maiores nomes da língua portuguesa e hoje estudado mundialmente, nasceu em 1888 em Lisboa, onde faleceu em 1935, e criou vários heterônimos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Com 47 anos de fundação, história e atividades literoculturais, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais representativa entidade literária do Estado, possui sua sede atual na rua 14 de Julho, 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande. A entidade registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Integrando um dos programas da entidade, o evento ‘Chá Acadêmico da ASL’ acontece na última quinta-feira de cada mês, congregando acadêmicos, seus familiares e convidados especiais do sodalício, e sempre apresentando convidados de destaque. A entrada é franca.

Convite da ASL para o Chá Acadêmico – Foto: ASL/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo