Copinhos usados no 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus têm destino social

ONG Sem Fronteiras – Foto: FMA Notícias

O 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus foi realizado no dia 19 de maio, em Santos, mas os reflexos da corrida que envolveu a Cidade inteira continuam sendo sentidos e não só na questão esportiva, de bem-estar e de qualidade de vida. Uma importante ação desenvolvida no evento, que reuniu 20 mil inscritos, teve desdobramentos para a defesa do meio ambiental e um importante papel social, com a destinação final dos mais de 120 mil copinhos de água usados para a hidratação dos participantes.

Após cada posto de hidratação na prova foram instalados contentores, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com alvos para que os atletas jogassem as embalagens vazias depois de consumirem a água. Quem não acertasse a grande caixa, não tinha problema, pois funcionários da Terracom estavam próximos para ajudar a encher o recipiente.

Ao final da disputa, todo o material foi recolhido pela ONG Sem Fronteiras, que faz um trabalho exemplar com reciclagem de materiais em Santos, auxiliando pessoas em vulnerabilidade social. Os cerca de 120 mil copinhos foram para a Cooperativa no Centro de Santos, onde houve a triagem e a compactação para o envio à indústria que produzirá novos produtos, com grande ganho ambiental.

Copinhos dos 10 km Tribuna FM Unilus – Foto: FMA Notícias

Além disso, os 40 participantes da ONG, que atua no município há nove anos, foram beneficiados com o rateio do valor arrecadado com a venda do material. “Além da questão ambiental, tem o lado social, porque isso gera renda para os nossos cooperados”, afirmou o presidente da entidade, Marcelo Adriano da Silva, destacando que, no total, foram arrecadados 634 quilos de copinhos plásticos. “A nossa participação na prova mostra que os organizadores têm essa consciência ambiental e nada melhor do que fazer essa destinação final do material”, reforço Marcelo.

Em sua 34ª edição consecutiva, a segunda maior corrida de rua do País teve como vencedores os quenianos Nicolas Kiptoo Kosgei e Esther Chesang Kakuri. Os melhores brasileiros foram Giovani dos Santos e Tatiele de Carvalho, vitoriosa em Santos em 2017. Pelas vitórias, os dois campeões garantiram R$ 24 mil cada um, de um total de R$ 90,4 mil aos dez melhores do masculino e do feminino. A 35ª edição dos 10 KM Tribuna FM-Unilus já está confirmada para o dia 17 de maio de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo