Quais são as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil

É possível dizer que os cachorros são uma preferência nacional. Grandes e companheiros, como os labradores, brincalhões e espertos, como os vira-latas ou, então, pequenininhos e carinhosos como o cachorro maltes. Os cães são uma presença muito frequente em diversos lares brasileiros.

Você sabe quais as raças mais populares nas terras tupiniquins? Nós levantamos as 10 que são as queridinhas entre nós.

Cachorro da raça Maltês – Foto: Divulgação

Censo canino

Não são só os humanos que entram nas pesquisas censitárias não, os pets também acabam sendo mapeados. Recentemente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) levantou que existem cerca de 52 milhões de cães no país.

Ainda segundo o Instituto, 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cachorro em casa.

10 raças mais populares no Brasil hoje

Atualmente, os cães mais populares entre os brasileiros incluem algumas raças de grande porte, como os labradores, mas várias de médio e pequeno porte, como os vira-latas, o maltês e o pug.

Sem Raça Definida (SRD)

Os cães Sem Raça Definida são os famosos vira-latas. Como são oriundos de diversos cruzamentos, não é possível precisar tão bem as suas principais características, como pelagem, peso, altura.

O mesmo acontece com o temperamento deles, já que uns podem ser mais introspectivos, e outros, mais agitados. Fato é, que os cães vira-latas são muito espertos e inteligentes. Também são muito companheiros e adoram a presença de sua família humana.

Shih-tzu

Esta é uma raça que foi bastante venerada pelos chineses, sobretudo pela realeza da Era Ming. São pequenos, chegando a ter no máximo 28 centímetros, e leves, não passando de 7 kg.

A tradução de shih-tzu é pequeno leão, mas se engana quem pensa ser uma raça brava e que late muito. Ao contrário, eles são bastante carinhosos e adoram ficar no colo dos pais humanos.

Yorkshire Terrier

Pequenininhos, os Yorkshire são ideias para quem vive em apartamento, já que os cães desta raça chegam a, no máximo, 17 cm. São bastante protetores quanto aos seus tutores e, também por isso, são reconhecidos como bons cães de companhia. Os pelos lisos, longos e finos são uma das principais características desta raça.

Maltês

Outra raça de pequeno porte muito popular no Brasil, o maltês é branquinho e geralmente não sofre com grandes complicações de saúde. São muito companheiros com a sua família humana.

No entanto, alguns veterinários observam que essa raça pode ser mais agressiva com outros cães e mesmo com pessoas desconhecidas. Por isso é importante fazer um trabalho de socialização com eles.

Pinscher

Eles são bem pequenos e o que têm de pequenez, têm também de ferocidade. Mas, se os cães da raça pinscher são mais bravos, eles também são super companheiros e protetores da sua família humana.

Gostam de se exercitar, por isso, a caminhada e a natação são boas atividades para eles.

Pug

Eles são pequenininhos e têm uma carinha enrugada, muitas vezes parecem ter aquela fisionomia de “cachorro sem dono”. As ruguinhas, inclusive, devem ser motivo de maior preocupação dos tutores, pois os cães desta raça têm maior tendência a desenvolver problemas de pele.

Também são mais preguiçosos, não gostam tanto de longas atividades físicas, mas são muito brincalhões e divertidos.

Poodle 

Esta é uma raça muito querida pelos brasileiros e também uma das mais famosas no mundo. Podem ser de pequeno, médio e grande porte. São exímios nadadores e eles adoram uma brincadeira na água.

Os poodles maiores latem menos e são também menos agitados do que os de pequeno e médio porte. Mas todos os cães desta raça são muito fiéis aos tutores e gostam muito da companhia humana.

Buldogue Francês

Outra raça de cães pequenos, o buldogue francês tem a pelagem curta e macia. Em termos de comportamento, eles são mais incisivos, mais territorialistas e tentam se impor no domínio da casa.

Por isso, o convívio com outros cães é um pouco mais problemático. No entanto, como são cães muito inteligentes, é possível adestrá-los e ensiná-los comportamentos mais tranquilos.

Golden Retriever

Cães de grande porte, os golden retrievers têm pelos dourados e longos, que são muito característicos da raça. Dóceis e muito companheiros, por serem grandes, exigem uma alimentação bastante equilibrada, além de uma grande carga de exercícios físicos.

São muito utilizados para terapias, além de serem também excelentes cães-guia para deficientes visuais.

Labrador

Outro cachorro de porte grande muito popular entre os brasileiros, os labradores são excelentes cães de companhia. É muito comum terem a pelagem dourada, mas também podem ter pelos pretos ou no tom de chocolate.

Adoram brincar e são muito receptivos com humanos e mesmo outros cães. São também bastante protetores.

E aí, raça do seu pet está entre as mais populares no Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo