Escalador brasileiro disputa etapa da Copa do Mundo neste fim de semana em Munique

César Grosso, melhor atleta do País no ranking mundial, começa a competir neste sábado, às 5h55 (horário de Brasília), já sonhando com uma vaga para os Jogos de Tóquio-2020. Disputa é na categoria Boulder, praticada em paredes baixas, sem cordas, com a realização de movimentos fortes e explosivos

São Paulo (SP) – O paulista César Grosso disputa neste fim de semana (18 e 19) a etapa de Munique da Copa do Mundo de Escalada – categoria Boulder, a quinta e penúltima da temporada 2019. Estão na Alemanha 213 atletas, de diferentes países, sendo 123 no masculino. Grosso, que já participou nas etapas de Meiringen, na Suíça, e de Moscou, na Rússia, começa a competir neste sábado às 5h55 (horário de Brasília).

Melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, Grosso treina e compete na Europa e tem como grande objetivo a conquista de uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, quando a escalada fará a estreia como esporte olímpico.

César é o melhor brasileiro no ranking mundial (Divulgação)

O Boulder é voltado para explosão, praticado em paredes baixas, sem cordas, com a realização de movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Para conquistar a vaga em Tóquio, é preciso estar preparado para competir nas três categorias, no chamado formato combinado. César participará do Boulder, em Munique, ao mesmo tempo em que já iniciou sua preparação para as etapas de Lead, que começam em julho, na Suíça. Assim como disputará o Mundial Boulder, Lead e Speed em Hachioji, no Japão, no mês de agosto, e o Campeonato Pan-Americano Combinado, em 2020, nos Estados Unidos.

Principais conquistas – César conquistou seu primeiro título brasileiro – Lead em 2003. De 2006 a 2009, comemorou em Lead e Boulder, assim como em 2012, sendo o único hexacampeão brasileiro de escalada de dificuldade. Ao longo da carreira foi campeão sul-americano – Lead; vice-campeão pan-americano – Boulder; vice-campeão sul-americano – Boulder; top 5 pan-americano – Combinada; seis vezes campeão brasileiro – Lead; quatro vezes campeão brasileiro – Boulder; duas vezes campeão Master of Bouldering – Boulder; 15° colocado na Copa do Mundo, etapa Barcelona – Lead; melhor brasileiro overall no Mundial Innsbruck 2018; recordista brasileiro de velocidade.

Mais informações: www.cesargrosso.com

Fan page: facebook.com/cesargrossoatleta

Instagram: @cesar_grosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo