Projeto resgata tradição de bandas e fanfarras em Poá

A Banda Marcial de Poá - Gustav Mahler conta atualmente com 30 integrantes entre 10 e 15 anos

Daniel Valeriano e a Banda Marcial Gustav Mahler – Foto: Luiza Marques

Desde setembro de 2018, o município de Poá vem resgatando uma tradição que foi esquecida no início dos anos 2000. Graças a iniciativa do agitador cultural poaense, Daniel Valeriano, a cidade ganhou a Banda Marcial de Poá – Gustav Mahler, formada por crianças entre 10 e 15 anos. Atualmente o projeto conta com 30 integrantes e capacidade para mais 36 crianças e jovens. As aulas e ensaios acontecem no Batuíra, centro da cidade.

São ensinados teoria e história da música, que é composto por um mix de várias metodologias de ensino musical para que cada criança aprenda a ler o básico em partitura em apenas um mês de atividades – atualmente todos os alunos leem partituras nas claves de sol e fá – e aulas práticas duas vezes por semana, quando os alunos aliam os cadernos aos instrumentos, que são os da família dos metais (trompete, trombone, bombardino, tuba, flugelhorn e trompa) e percussão. As aulas são às terças das 9h às 11h, terças e quintas das 14h às 16h além dos ensaios gerais e prática em conjunto, que ocorrem aos sábados, das 9h às 12h. Ao final desses ensaios, a banda se apresenta em frente à sede do projeto para quem quiser prestigiar.

Em pouco mais de 6 meses de atividades o projeto já possui logros importantes, como a capacidade do grupo de tocar músicas de nível II (a escala é de I a V), todos lendo partitura fluentemente. Além do desenvolvimento artístico-pedagógico, outro objetivo do projeto é a integração do grupo. É gratificante ver as amizades formadas entre os participantes, o que favorece a formação de vínculos e contribui para o aproveitamento positivo de seu tempo livre.

O projeto é patrocinado pela Aunde Brasil SA, uma empresa do ramo têxtil baseada em Poá por meio do PROAC ICMS e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=y9Blq5MJlo0&t=10s

Serviço

Aulas

Manhã: terças-feiras – das 9h às 11hs

Tarde: terças e quintas-feiras – 14hs às 16hs

Sábados das 9hs às 12hs

Local: Rua 26 de Março, 189, Centro – Poá – SP

Informações: www.bandasaltotiete.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/bandapoa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo