Embrapa na Expoagro: Agricultura da era digital

Conheça a programação das atividades que serão realizadas pela Embrapa durante a 55ª Expoagro, que começa nessa sexta-feira, em Dourados/MS.

Embrapa: Painel Expoagro – Foto: Walmor Saldanha

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza painel sobre “agricultura da era digital”, durante a Expoagro. O evento acontece na terça-feira, 14 de maio, das 7h às 12h30. O público-alvo são produtores rurais, estudantes, agentes de assistência técnica e de extensão rural e demais interessados no assunto.

A palestra do Painel será sobre “Agricultura 4.0: O futuro da agricultura com os drones, IoT e inteligência artificial” e será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP), Lucio André de Castro Jorge. Em seguida, serão apresentados três cases, com relatos de experiências sobre o uso de tecnologia no campo, feitos por Artur Falcete (Fazenda Sapé Agro – Maracaju), Airton Francisco de Jesus (Fazenda JBasso – Ponta Porã) e Douglas Pellin (Agraer – Itaporã). Às 11h30, haverá uma mesa redonda sobre o tema, com a participação dos palestrantes da manhã e que terá como moderador o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Fernando Mendes.

A inscrição para o Painel é gratuita e os interessados em participar poderão fazer suas inscrições pessoalmente, a partir das 7hs, no auditório do Sindicato Rural. O evento é uma realização da Sindicato Rural, Embrapa Agropecuária Oeste e SGSUnigeo.

Demais atividades – Além dessa atividade, a Embrapa Agropecuária Oeste está envolvida em várias outras ações que serão realizadas ao longo da 55ª Expoagro, que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho (Rua Valério Fabiano, 100 – Jardim Alhambra), em Dourados, de 10 a 19 de maio de 2019. A solenidade de abertura do evento, que deve reunir políticos, representantes institucionais e autoridades relacionadas ao setor agropecuário de Mato Grosso do Sul acontece no sábado, 11 de maio, às 10hs. O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus estará presente na solenidade.

Na segunda-feira, 13 de maio, acontece o Simpósio de Agricultura, organizado pelo Grupo Plantio na Palha (GPP). Nesse evento, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crébio José Ávila vai palestrar a partir das 13h30, falando sobre manejo de pragas na sucessão soja milho/safrinha.

Já na terça-feira, 14 de maio, às 19h, o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus recebe o Diploma Jubileu de Carbonato, pelos 44 anos de existência da Unidade. A homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Dourados será entregue durante sessão solene realizada no auditório do Sindicato Rural.

Nos dias 15 de maio, das 8h30 às 11h30, acontece o Dia de Campo “Qualidade do solo: o poder das forrageiras”. O evento vai abordar dois temas: “Diagnóstico rápido de estruturação do solo (Dres)”, apresentada por Michely Tomazi e Julio Cesar Salton e “Implantação de consórcio milho-braquiária e manejo de forrageiras”, ministrado por Gessi Ceccon e Luís Armando Zago Machado. Esse evento está sendo realizado em parceria com o Sindicato Rural de Dourados, Instituto MS agro, Aastec/MS e Embrapa Agropecuária Oeste e já está com inscrições encerradas.

Ainda durante o Painel de Assuntos Econômicos, que acontece no dia 15 de maio, a partir das 10hs, o chefe geral da Embrapa Territorial (Campinas, SP), Evaristo de Miranda, vai apresentar palestra enfocando a contribuição dos agricultores à preservação do meio ambiente no Brasil e no Mato Grosso do Sul. O painel é uma realização da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicred, Trecson/FGV, Sudeco e Sindicato Rural de Dourados.

Finalizando a participação da Embrapa, acontece também no dia 15 de maio, das 19hs às 19h30, palestra intitulada “Abelhas e soja: mitos e verdades”, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja (Londrina, PR), Décio Gazzoni. Essa palestra é uma realização da Aprosoja MS e Sindicato Rural de Dourados/MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo