Novo Chevrolet Onix sedã: consumo de 20 km/l, mas porta-malas menor

Conheça todos os detalhes da nova geração do sedã compacto, que foi apresentada nos últimos dias na China e chegará ao Brasil ainda este ano

Novo Prisma será lançado até outubro no Brasil, com vendas logo em seguida (Foto: Divulgação)

Novo Prisma será lançado até outubro no Brasil, com vendas logo em seguida (Foto: Divulgação)

Depois de apresentar só o visual, a Chevrolet chinesa começa a revelar os detalhes mais importantes sobre a nova geração do Prisma, que passará a ser chamada de Onix sedã.

Por enquanto, sabemos apenas que o sedã chegará ao Brasil já no mês de julho e com um novo motor 1.0 turbo. Mas, a empresa ainda faz mistério sobre os dados de desempenho dele por aqui. Se o detalhamento técnico for parecido com o do modelo chinês, teremos muitos motivos para comemorar.

Por lá, 1.0 Ecotec turbo terá 124 cv e 18,3 kgfm de torque. Isso significa que ele será bem mais potente que o 1.4 aspirado do Prisma brasileiro. Atualmente, esse motor rende por aqui 106 cv e 13,9 kgfm. O câmbio seguirá sendo um automático de 6 marchas, como é atualmente o nosso.

Tamanho do novo Prisma será de carro médio (Foto: Divulgação)

Tamanho do novo Prisma será de carro médio (Foto: Divulgação)

Porém, outro detalhe nos chamou muita atenção: o consumo de combustível. A Chevrolet chinesa promete que o Onix sedã 1.0 turbo fará 20,4 km/l. Não há detalhes se esta é uma média apenas em ciclo rodoviário, urbano ou misto.

Mas, existem motivos de sobra para esperarmos por esse motor. Isso porque a melhor média do Prisma brasileiro hoje em dia é de 13,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, sempre com gasolina, conforme o Inmetro.

Apesar de o entre-eixos saltar dos 2,52 metros para cerca de 2,60 metros na nova geração, o porta-malas ficou um pouco menor. São 469 litros, segundo a montadora, menos que os 500 litros da nossa versão.

Traseira do novo Prisma tem lanternas horizontais blocadas (Foto: Divulgação)

Traseira do novo Prisma tem lanternas horizontais blocadas (Foto: Divulgação)

Outra novidade para os chineses é a configuração com visual esportivo Redline. Além de detalhes vermelhos pela carroceria, o modelo ganha outros bons itens de série, como rodas de alumínio de 16 polegadas, faróis com lâmpadas de led e bancos inteiriços.

Haverá, ainda, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS, EBD, câmera e sensor de ré, monitoramento da pressão dos pneus e quadro de instrumentos com tela de 3,5″. Além disso, o carro terá 22 porta-objetos dentro da cabine.

Chevrolet Prisma interior (Foto: Bit Auto/Reprodução)

Chevrolet Prisma interior (Foto: Bit Auto/Reprodução)

O sistema multimídia MyLink foi mantido, mas perdeu, ao menos na China, o Android Auto. Vale lembrar que o governo chinês tem diversas restrições ao Google e privilegia o rival local Baidu. Portanto, é de se esperar que o sistema de espelhamento chinês que há no Onix sedã por lá dê lugar ao bom e velho Android Auto quando o modelo for fabricado aqui.

Mas, bem que a Chevrolet brasileira poderia copiar a asiática quando o assunto é conectividade, já que por lá os passageiros poderão contar com 12 Gb de internet gratuita dentro do carro pelo sistema OnStar. Já queremos.

Bancos inteiriços e partes emborrachadas fazem parte da cabine do novo Prisma (Foto: Divulgação)

Bancos inteiriços e partes emborrachadas fazem parte da cabine do novo Prisma (Foto: Divulgação)

Chevrolet Prisma interior (Foto: Bit Auto/Reprodução)

Chevrolet Prisma interior (Foto: Bit Auto/Reprodução)

Chevrolet Prisma interior (Foto: Bit Auto/Reprodução)

Chevrolet Prisma interior (Foto: Bit Auto/Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo