Juros do cartão de crédito sobem no mês de fevereiro

Foto: (Divulgação)

De acordo com o Banco Central, nessa última quarta-feira, 27, a taxa média de juros cobrada pelo rotativo do cartão de crédito voltou a subir no mês de fevereiro. Em janeiro, a taxa média de juros rotativo estava em 286,9% ao ano, e no mês de fevereiro aumentou para 295,5% ao ano.

Assim, os juros rotativos do cartão de crédito subiram 8,6 pontos percentuais no mês de fevereiro em comparação com o mês de janeiro. Isto significa, que as instituições financeiras estão cobrando mais de seus clientes que utilizam essa modalidade de crédito.

O rotativo é uma modalidade de crédito oferecido ao cliente quando este não realiza o pagamento integral da fatura do cartão de crédito até seu vencimento. Por exemplo, quando o consumidor paga apenas o valor mínimo da fatura, a instituição financeira estará financiando a diferença que não foi paga pelo cliente. Esse crédito concedido é uma espécie de empréstimo entre a empresa e o cliente, e são incluídas taxas de juros.

Em 2017, houve mudanças nas regras concernentes ao crédito rotativo do cartão. Muitos brasileiros acabavam se tornando inadimplentes ao utilizarem esse tipo de crédito com frequência, e sem o planejamento necessário. Para evitar esse problema, o crédito rotativo desde então há um limite no uso do rotativo pelos consumidores.

Dessa forma, hoje em dia o crédito rotativo do cartão apenas pode ser utilizado pelo período máximo de 30 dias. Em outras palavras, o consumidor pode pagar o mínimo da fatura durante um mês, mas no seguinte, necessariamente, terá que pagar o valor integral cobrado na fatura. O cliente não poderá utilizar novamente o crédito rotativo de forma seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo