Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi encerra com palestrantes de renome mundial

Apresentações de Marianne Schoemaker, CEO do Rabo Partnerships; Brian Branch, CEO do Woccu; e Elói Zanetti, consultor em marketing, aconteceram na quinta-feira (21), último dia do evento

Brian Branch – Fotos: Leandro Costa

Com uma programação de palestras, na quinta-feira, 21 de março, foi encerrado o Fórum Nacional de Presidentes do Sicredi, realizado em Porto Alegre (RS). O último dia do evento que reúne os presidentes das 114 cooperativas de crédito que compõem o Sicredi, foi marcado pelas palestras da CEO do Rabo Partnerships, Mariane Schoemaker; do CEO e presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Brian Branch; e do escritor e consultor em marketing, Elói Zanetti.

Na primeira apresentação do dia, Marianne foi responsável por levar ao público as estratégias da instituição financeira holandesa para promover a sustentabilidade, com a palestra “Cultivando juntos um mundo melhor”. A executiva abordou as projeções de aumento da população até o final deste século, o que, segundo Marianne, gera alguns desafios globais. “Em 2100, devem haver cerca de 11 bilhões de pessoas no planeta, boa parte delas crianças e adolescentes, o que cria uma necessidade muito grande de produção de alimentos que sejam nutritivos, mas que ao mesmo tempo minimizem os impactos ao meio ambiente. Precisamos produzir mais, com maior qualidade e menor impacto”, resumiu.

Marianne Schoemaker – Fotos: Leandro Costa

Já o CEO e presidente do Woccu apresentou os indicadores relativos ao cooperativismo de crédito no mundo, que atualmente reúne 260 milhões de associados, em mais de 89 mil cooperativas distribuídas por 117 países. Em seguida, Branch fez uma retrospectiva da história do segmento, traçando um paralelo entre o contexto do surgimento do cooperativismo de crédito há dois séculos e os desafios atuais. “A exemplo daquela época, em que as cooperativas foram muito importantes, hoje o cooperativismo de crédito tem um papel relevante em desafios globais como a segurança alimentar, inclusão financeira e geração de empregos”, considerou.

Fazendo um recorte mais específico da América Latina, Branch ressaltou fatores positivos como o alto crescimento registrado, o bom alcance com o público rural e a criação de redes por parte das cooperativas de crédito e apontou os principais desafios para setor. “Assim como na maioria dos países, as grandes questões passam pela utilização da tecnologia para o acesso a serviços financeiros em áreas remotas; o financiamento para pequenas e médias empresas e o crescimento de associados, principalmente os jovens”, resumiu. A respeito da importância da digitalização, o CEO destacou que o segmento tem uma “arma secreta”, se referindo à capacidade de atuar em grupo e “oferecer mais do que simplesmente produtos e serviços”.

Elói Zanetti – Fotos: Leandro Costa

Fechando a programação, o consultor e escritor Elói Zanetti, autor do livro “Uma escola sem muros” – que conta a história dos primeiros dez anos do Programa A União Faz a Vida (PUFV), desenvolvido pelo Sicredi, no estado do Paraná –, falou sobre a importância da responsabilidade social na construção de marcas. “Nunca havia visto algo tão forte como o PUFV e sua contribuição para a educação das crianças”, relatou, adicionando que a iniciativa tem um efeito muito forte de construção e defesa de marca. Zanetti falou ainda sobre a relevância de as marcas contarem boas histórias e que sejam reais, promovendo empatia com o público. “No Brasil, eu duvido que alguma instituição financeira tenha uma história de mito fundador tão bonita como a do Sicredi”, disse, fazendo menção à fundação da instituição financeira cooperativa pelo padre Theodor Amstad, na cidade gaúcha de Nova Petrópolis, no início do século passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo